A meca do cinema, por uma semana

Começou ontem o Festival Internacional de Cinema de Toronto, um dos mais importantes do mundo. A cada ano, mais e mais artistas e diretores de ponta têm desembarcado aqui em Toronto pra mostrar seus filmes, e o festival aos poucos vai rivalizando outros mais tradicionais como Veneza e Berlim.

Este ano um filme brasileiro chega com destaque: Linha de Passe, de Walter Salles. O filme de abertura do festival foi "Passchendaele," que se passa na Primeira Guerra Mundial.

Entre os artistas de primeira grandeza que devem pintar pela cidade estão Brad Pitt, Keira Knightley, Charlize Theron, Edward Norton e Renee Zellweger. Ao todo, 250 filmes do mundo todo serão exibidos em 10 dias. Destes, 116 estão fazendo sua estréia mundial em solo canadense.

É hora de preparar a pipoca!

Marcadores: , ,

Ganhando um troco com minhas fotos

Um amigo meu me deu um toque ótimo recentemente. Você sabia que existem sites onde você pode vender suas fotos para empresas de publicidade, designers, jornais, revistas ou seja lá quem for que quiser usá-las em publicações impressas ou na Web? Pois é, com aquela foto legal que vocé tirou nas últimas férias você pode ganhar dinheiro na Internet.

O conceito é simples. Estes sites, chamados de microstock, oferecem a oportunidade para os fotógrafos - em sua maioria amadores - colocarem suas imagens à venda. Os clientes - designers, publicitários, etc - vão até o site e podem então procurar entre milhares de imagens uma que se aplique ao projeto em que estão trabalhando. E ao invés de pagarem $300 ou $400 dólares por foto, pagam somente uma fração disso (com algumas fotos sendo vendidas por $1 ou menos).

O site fica então com a maior parte do dinheiro pago pelo cliente, e repassa uma fração para o fotógrafo. Em média, cada foto rende uns 30 centavos para o fotógrafo. Não é muito, obviamente, mas o que conta aqui é a quantidade, não a qualidade. E afinal, o que é melhor, ganhar um troco pra cerveja no fim do mês ou zero, que seria a quantidade que você ganharia com a foto guardada lá no seu computador? Em geral a pessoa pode vender a mesma foto, cinco, dez, cem vezes. Opa, aqueles 30 centavos já viraram 30 dólares. Quanto mais fotos, maior potencial.

O esquema é bom pra - quase - todo mundo. Os clientes compram fotos mais baratas. O site ganha a comissão dele. E o fotógrafo amador leva um troco. Só os fotógrafos profissionais saem perdendo, já que devem ter perdido alguns clientes pra estes novos sites que começaram a aparecer.

Ah sim, os sites também aceitam desenhos e ilustrações, em formato .jpg ou vetor. E os colaboradores podem estar em qualquer lugar do mundo, no Canadá, no Brasil ou na China, por exemplo. Eles pagam usando o PayPal, ou em alguns casos mandando cheques.

E antes que me esqueça, a brincadeira já está me rendendo uns $100 por mês. Não vou viver disso, claro, mas já ajuda a pagar uma compra de supermercado, ou a conta da Internet ou TV à cabo. Ou ainda quase paga o passe mensal de transporte público. E tem gente (que gasta mais tempo com as fotos) que tira muito mais que isso. Um fotógrafo em um dos sites mostrou que ganha cerca de $5000 por mês, e que com isso já até começou a trabalhar menos em seu emprego normal (com esse dinheiro, eu nem sei se ainda precisaria de meu emprego "normal").

Se quiserem tentar enveredar por essa carreira artística, visitem os sites abaixo (ah, vocés podem inclusive se inscrever em todos eles e mandar as mesmas fotos ou desenhos para todos. Eles não pedem exclusividade, ou seja, a mesma imagem pode render vendas em diferentes sites):




Boa sorte!

Marcadores: , , ,

E o novo browser do Google?

E aí, alguém já testou o novo browser do Google? Chamado de Chrome, ele chegou ontem pra tentar competir com o Internet Explorer da Microsoft, em mais um capítulo da guerra entre os dois gigantes da informática mundial. Os primeiros comentários da imprensa especializada são bem favoráveis, e os especialistas já dizem que a Microsoft precisa se preocupar se não quiser perder mais um pouco do filão que já vinha sendo afetado - ainda que modestamente - por outros navegadores, como o Firefox.

Por enquanto o navegador só está disponível para o Windows Vista e XP, mas em breve o Google quer lançar versões pro Mac e Linux.

Quer experimentar o novo navegador? Então vá até o site do Google Chrome e baixe gratuitamente sua cópia.

Marcadores: , , ,

Eleições em outubro

E não teve jeito. Depois de vários meses de lenga lenga e ameaças por parte da minoria liberal de forçar uma eleição federal no mês que vem, parece que os canadenses realmente vão às urnas no mês que vem. Com um governo minoritário, os conservadores sempre correram esse risco sempre que traziam à pauta uma questão mais controversa. Porém, os liberais nunca se sentiram em uma posição boa o suficiente para forçar uma nova eleição. Temiam, por exemplo, que a popularidade do partido estivesse tão em baixa - e estava - que acabariam a eleição com menos parlamentares eleitos do que têm no momento.

Com os liberais gradualmente ganhando popularidade - em comparação com o ano passado - e sem muita perspectiva de produtividade na próxima sessão parlamentar, o governo conservador deve pedir a dissolução do parlamento e a convocação de eleições. Tudo para evitar um aumento maior de popularidade dos liberais e a conseqüente perda do governo.

O perspectiva é que não mude muita coisa, e que os conservadores ainda se mantenham à frente. Mas, numa dessas, podemos estar vivendo os últimos dias de Stephen Harper como primeiro-ministro canadense. É esperar pra ver.

Marcadores: , ,

Dias de sol depois de muita chuva

Esta semana foi comemorado o Dia do Trabalho aqui no Canadá - e nos EUA também. Fim de semana prolongado com direito a muito sol e temperaturas altas para esta época do ano. Uma bela despedida pro verão, já que na terça começaram as aulas e muita gente voltou de férias. Eventos por toda a cidade - com destaque para a Ex (uma mistura de parque de diversões com barraquinhas de comida) e o show aéreo no centro da cidade.

Até que foi bom um fim de semana com tempo ótimo pra se despedir do verão, já que os meses de junho, julho e agosto registraram um dos maiores índices de chuva dos últimos tempos na região de Toronto. Assim pelo menos o povo aqui não fica tão deprimido, já que se não der pra aproveitar nem o verão do lado de fora, então larga mão. Afinal, daqui a pouco as temperaturas já começam a cair de novo. Não que não dê pra aproveitar a época mais fria do ano, mas sem dúvida não dá pra ficar tanto tempo do lado de fora de bobeira, como dá pra fazer no verão.

Que venha o outono.

Marcadores: , , ,