Eleições em outubro

E não teve jeito. Depois de vários meses de lenga lenga e ameaças por parte da minoria liberal de forçar uma eleição federal no mês que vem, parece que os canadenses realmente vão às urnas no mês que vem. Com um governo minoritário, os conservadores sempre correram esse risco sempre que traziam à pauta uma questão mais controversa. Porém, os liberais nunca se sentiram em uma posição boa o suficiente para forçar uma nova eleição. Temiam, por exemplo, que a popularidade do partido estivesse tão em baixa - e estava - que acabariam a eleição com menos parlamentares eleitos do que têm no momento.

Com os liberais gradualmente ganhando popularidade - em comparação com o ano passado - e sem muita perspectiva de produtividade na próxima sessão parlamentar, o governo conservador deve pedir a dissolução do parlamento e a convocação de eleições. Tudo para evitar um aumento maior de popularidade dos liberais e a conseqüente perda do governo.

O perspectiva é que não mude muita coisa, e que os conservadores ainda se mantenham à frente. Mas, numa dessas, podemos estar vivendo os últimos dias de Stephen Harper como primeiro-ministro canadense. É esperar pra ver.

Marcadores: , ,