Nova série: Quarta de Quadrinhos

Pra comemorar minha redescoberta dos quadrinhos aqui no Canadá, vou lançar uma nova coluna aqui no blog que espero seja semanal, a Quarta de Quadrinhos. Aqui na América do Norte, quarta-feira é o dia em que novos quadrinhos chegam às lojas especializadas, e nesse dia a maioria dos fãs de HQs visita as Comic Shops atrás dessas novidades.

Para esta primeira edição vou falar de outras primeiras edições. 52 para ser mais exato. Hoje a editora DC Comics está relançando toda sua linha de revistas, renumerando as diferentes séries a partir do número 1 e recomeçando as estórias do zero, adaptando as clássicas aventuras de Superman, Batman, Mulher-Maravilha e outros aos tempos modernos. Ou seja, mesmo quem nunca leu quadrinhos ou não lê faz tempo (eu!eu!) pode começar a seguir as revistas sem ficar com medo de não entender metade da estória por esta fazer referência a fatos que ocorreram em revistas anteriores.

Além dos personagens mais famosos, a editora vai lançar outras revistas que fogem um pouco do estilo super-herói, com destaque para títulos de terror - como um novo Frankenstein e I, Vampire - Western, ficção-científica e outros. Sem contar que as revistas também passam a ser vendidas online, no mesmo dia, para visualização no computador, iPod e iPad (se quiser, você pode ver algumas revistas gratuitamente no site da ComiXology, que vende os gibis).

Alguns fãs ficaram aborrecidos com esta estratégia de começar tudo de novo, mas a editora espera que a iniciativa possa atrair novos leitores para este meio, que vem sofrendo redução constante no número de revistas vendidas nos últimos anos. Esperam que com novas estórias e a disponibilidade online, pessoas que se interessam por super-heróis no cinema, videogames ou na televisão possam passar a acompanhá-los também no formato em que foram originalmente criados, os quadrinhos.

Vamos só ver se a tentativa vai dar certo.

Marcadores: