Ganhando um troco com minhas fotos

Um amigo meu me deu um toque ótimo recentemente. Você sabia que existem sites onde você pode vender suas fotos para empresas de publicidade, designers, jornais, revistas ou seja lá quem for que quiser usá-las em publicações impressas ou na Web? Pois é, com aquela foto legal que vocé tirou nas últimas férias você pode ganhar dinheiro na Internet.

O conceito é simples. Estes sites, chamados de microstock, oferecem a oportunidade para os fotógrafos - em sua maioria amadores - colocarem suas imagens à venda. Os clientes - designers, publicitários, etc - vão até o site e podem então procurar entre milhares de imagens uma que se aplique ao projeto em que estão trabalhando. E ao invés de pagarem $300 ou $400 dólares por foto, pagam somente uma fração disso (com algumas fotos sendo vendidas por $1 ou menos).

O site fica então com a maior parte do dinheiro pago pelo cliente, e repassa uma fração para o fotógrafo. Em média, cada foto rende uns 30 centavos para o fotógrafo. Não é muito, obviamente, mas o que conta aqui é a quantidade, não a qualidade. E afinal, o que é melhor, ganhar um troco pra cerveja no fim do mês ou zero, que seria a quantidade que você ganharia com a foto guardada lá no seu computador? Em geral a pessoa pode vender a mesma foto, cinco, dez, cem vezes. Opa, aqueles 30 centavos já viraram 30 dólares. Quanto mais fotos, maior potencial.

O esquema é bom pra - quase - todo mundo. Os clientes compram fotos mais baratas. O site ganha a comissão dele. E o fotógrafo amador leva um troco. Só os fotógrafos profissionais saem perdendo, já que devem ter perdido alguns clientes pra estes novos sites que começaram a aparecer.

Ah sim, os sites também aceitam desenhos e ilustrações, em formato .jpg ou vetor. E os colaboradores podem estar em qualquer lugar do mundo, no Canadá, no Brasil ou na China, por exemplo. Eles pagam usando o PayPal, ou em alguns casos mandando cheques.

E antes que me esqueça, a brincadeira já está me rendendo uns $100 por mês. Não vou viver disso, claro, mas já ajuda a pagar uma compra de supermercado, ou a conta da Internet ou TV à cabo. Ou ainda quase paga o passe mensal de transporte público. E tem gente (que gasta mais tempo com as fotos) que tira muito mais que isso. Um fotógrafo em um dos sites mostrou que ganha cerca de $5000 por mês, e que com isso já até começou a trabalhar menos em seu emprego normal (com esse dinheiro, eu nem sei se ainda precisaria de meu emprego "normal").

Se quiserem tentar enveredar por essa carreira artística, visitem os sites abaixo (ah, vocés podem inclusive se inscrever em todos eles e mandar as mesmas fotos ou desenhos para todos. Eles não pedem exclusividade, ou seja, a mesma imagem pode render vendas em diferentes sites):




Boa sorte!

Marcadores: , , ,

3 Comments:

At 1:29 PM, Anonymous Anônimo said...

noooossa, isso é realmente muito bom *-* ah, adorei seu blog \o/

 
At 10:39 PM, Blogger fejas said...

Obrigado Letícia. Andei meio sumido daqui, mas espero postar com mais freqüência daqui pra frente.

 
At 12:37 PM, Blogger Paula said...

Olá!
Cheguei ao seu blog porque pretendo passar uns anos em Toronto estudando.
Mas acabei pagando por 1 e levando 3: também adoro fotografia e uso Mac.
Parabéns pelo ótimo blog!
E excelente sua dica sobre vender fotos... vou pensar no assunto.

 

Postar um comentário

<< Home