Bando eletrônico

Você chega ao canadá, procura um lugar para morar, procura por emprego e aos poucos vai colocando sua nova vida em ordem. É natural que em pouco tempo você queira ter acesso a alguns confortos da vida moderna, como televisão a cabo, telefone celular, Internet de banda larga em casa. Para alguns desses serviços você poderá escolher entre várias companhias habilitadas para lhe prestar o serviço. Para outros, você só terá a opção de aceitar - ou não - a única prestadora na sua área.

Veja a televisão a cabo como um exemplo. Existem serviços de TV a cabo propriamente dito, mas também de satélite, cada um com suas vantagens e desvantagens. Só que em alguns casos, como certos prédios de apartamentos, por exemplo, não é possível instalar a antena para a recepção do satélite, seja por uma regulamentação interna do prédio em relação à estética da sua fachada, seja porque seu apartamente é virado para o lado contrário onde estão os satélites em órbita. Nesse caso você só pode contratar a prestadora que oferece TV a cabo. Em outros locais onde a densidade populacional é pequena demais para justificar investimentos em infra-estrutura de cabos, o satélite é a única opção.

O interessante é que as companhias, pelo menos aqui em Toronto, depois de conquistarem sua clientela em um dos serviços que oferecem, como a TV por assinatura mencionada aí em cima, tentam de qualquer maneira fazer com que você escolha os outros produtos que oferecem. Se você, que já assina um produto, escolher um segundo produto com a mesma empresa, ganha um desconto que se aplica aos dois produtos - por exemplo, de 5% para cada. Se escolher um terceiro produto, pode receber um desconto ainda maior, para os três. E um quarto produto lhe rende ainda mais desconto. Ou seja, se você escolher a TV por assinatura, telefone celular, Internet e telefone fixo com a mesma empresa, normalmente vai pagar menos do que se tivesse cada um desses serviços com uma companhia diferente. É o que eles chamam aqui de 'bundle', algo como agrupar todos os produtos diferentes em um mesmo pacote. Eu chamo de bando mesmo, um bando de produto na mesma conta.

Cada empresa tem condições específicas pra contratação do bando de produtos. É comum o cliente ter que assinar um contrato comprometendo-se a permanecer como cliente por um determinado tempo. Se resolver sair antes do fim do contrato, tem que pagar uma multa - normalmente igual à quantidade economizada ou por economizar por conta do contrato. Ou seja, enquanto é vantajoso agrupar os produtos para se ter um desconto maior, pode ser arriscado se comprometer a ficar tanto tempo com a mesma companhia, sem poder mudar pra outra por conta de uma qualidade técnica do serviço deficiente, uma promoção mais interessante na concorrente, etc.

O que vale, nesse caso, é pesquisar. Veja diferentes pacotes e preços, analise qual seria a diferença entre contratar os serviços com a mesma prestadora e decida-se. Mas uma vez feita a decisão, não fique se arrependendo e pensando muito no assunto. Pela lei de Murphy, sempre vai aparecer uma oferta melhor depois que você tomar uma decisão. Pra colocar mais um chavão aqui, não adianta chorar o leite derramado.

Veja algumas das empresas que oferecem serviços de TV, celular ou Web aqui em Toronto, pra citar apenas algumas das maiores:

- Rogers
- Bell
- Fido
- Virgin
- Telus

Marcadores: , , , , , , ,

3 Comments:

At 11:59 AM, Blogger K said...

Então é melhor vender logo a alma pra uma dessas empresas, né? e aproveitar os descontos.

Isso tudo deve dar um trabalho...

Sds,

Camila.

 
At 5:30 PM, Blogger Unknown said...

Aqui também tem bando!!! Pricipalmente nas telecomunicações, veja:
Bando de Incompetentes: Anatel e MC

Bando de empresas pilantras: Encabeçando Telefonica de Espanha e depois Claro do México ( um cria do outro)

 
At 6:38 PM, Blogger fejas said...

Camila: da um trabalhinho mas a gente acostuma.

Xandre: O pessoal daqui tambem nao fica muito atras. Se for cavucar deve achar coisa...

 

Postar um comentário

<< Home