Demora, mas nem tanto

Lembro que quando decidi vir para o Canadá, o meu processo de imigração levou cerca de sete ou oito meses. Menos do que o tempo que está levando em média atualmente nos processos realizados por meio do Consulado Geral do Canadá em São Paulo. Nada mais natural, já que acredito que houve um aumento na procura pelo consulado e no número de processos de imigração pra cá.

Segundo o governo canadense, entre abril de 2006 e março de 2007, só 30% dos processos foram completados em até seis meses. Para 50% dos casos o tempo que levou foi de 9 meses, e só 20% dos interessados em emigrar para o Canadá esperaram mais de 14 meses. O tempo parece que não passa para quem está no meio do processo, e 12 meses facilmente parecem 24 ou 36 dependendo do nível de ansiedade do candidato.

Uma dica para ajudar o tempo a passar mais rápido é estudar ao máximo e se preparar para quando chegar ao Canadá. Inglês e francês ajudam muito, então quem está vindo deve, sempre que possível, tentar adiantar seu aprendizado nesses idiomas. Saber mais sobre o mercado de trabalho em sua área, locais onde morar, quais as principais diferenças entre as cidades também ajudam muito. O grupo CanadaImigration do Yahoo é excelente fonte de informação e troca de idéias para quem está pra vir e já chegou. A Internet também está aí, cheia de informação. Se a pessoa se planejar, estudar e pesquisar, vai ver que o tempo do processo na verdade é curto. Além do mais, a melhor coisa a se fazer é aproveitar esse tempo antes da viagem, pois nos primeiros meses de Canadá o que mais vai fazer falta é esse tal de tempo, com tanta coisa que o novo imigrante tem que fazer.

Ah, e antes de reclamar muito, há lugares com tempo de processamento para a imigração muito maior do que o visto no Brasil. No consulado de Londres, por exemplo, 50% dos casos levam mais que 29 meses. Em Nova Délhi, 30% dos casos levam mais que 64 meses - ou seja, mais que cinco anos.

Aí também já é tempo demais...

Marcadores: , , ,

1 Comments:

At 12:41 PM, Blogger K said...

E nós aqui já estamos nessa há 10 meses... e ainda falta! Mas não temos pressa...

Sds,

Camila.

 

Postar um comentário

<< Home