Investimento em educação

Como garantir uma educação de qualidade? Bom, há vários fatores que podem influenciar nessa equação, mas sem investimentos no setor fica difícil de se conseguir grandes resultados. Aqui no Canadá há um bom investimento no setor, que, claro, sempre poderia ser melhor.

Ao contrário de alguns países - cujos nomes não vou citar - a preferência é dada ao ensino primário e secundário, e não ao ensino superior. Mas nem por isso o ensino superior é esquecido. O ensino superior recebe ajuda e investimento das províncias, mas não é gratuito. O aluno deve pagar sua mensalidade - ou anuidade -, além de ter que arcar com outras despesas do meio acadêmico, como livros e apostilas.

Mas ao chegarem às salas de aula, os alunos em geral se deparam com instalações de qualidade, e com professores preparados e motivados. Pelo menos no ramo financeiro, os professores não têm do que reclamar. Quer dizer, os professores do quadro permanente não têm do que reclamar. Segundo um levantamento preliminar divulgado esta semana pelo StatsCan, o IBGE canadense, os professores titulares das universidades canadenses ganham em média cerca de $100 mil por ano, ou pouco mais de $8 mil por mês.

Sem as preocupações que um salário menor poderia trazer, os professores podem então concentrar-se em preparar melhor suas aulas, auxiliando ainda mais os alunos em sua aprendizagem. Ou então gastam mais tempo pesquisando dentro de suas áreas, contribuindo para a melhoria geral do setor. E também não precisam gastar energia pensando em como fazer greve para reivindicar condições mais justas e decentes para seus empregos.

Marcadores: , , , , ,

1 Comments:

At 1:10 PM, Blogger K said...

Nossa, isso que é respeitar a Educação!

E, por mais lugar comum que isso seja, ela É mesmo a base de tudo.

Ah se fosse assim por aqui...

Sds,

Camila.

 

Postar um comentário

<< Home