Cartão do pecado

Imagine a cena com o cidadão, recém-chegado ao novo país, sendo indagado sobre o número de pecados que cometeu, ou então sobre seu cartão de pecados.

Pois é isso que um colega do trabalho pensou que estavam perguntando pra ele poucas semanas depois de chegar ao Canadá, enquanto procurava seu primeiro emprego por estas bandas. Falava inglês apenas razoável, então não notou que, ao perguntarem sobre seu SIN number, não queriam saber o número de pecados que cometera, e seu SIN card também não era um cartão que lhe garantia imunidade em caso de cometer um pequeno deslize. Sem graça, não quis mostrar que não entendia do assunto quando lhe perguntavam sobre o tema.

Somente depois de chegar em casa foi pesquisar e descobriu que o SIN nada mais era que o Social Insurance Number (S.I.N.), uma espécie de CPF aqui do Canadá que permite à pessoa receber pagamentos do empregador, bancos e governo. É também o meio pelo qual o governo controla a situação fiscal da pessoa, e uma forma de ver se a pessoa está autorizada a trabalhar no país.

O procedimento para tirar seu SIN é super fácil. Basta ir a um escritório do governo, mostrar documentos que comprovam sua situação no país e aguardar o envio do cartão pelo correio. É importante dar entrada no processo tão logo seja possível após a chegada ao Canadá, para evitar qualquer contratempo. Já pensou receber uma oferta de emprego e não ter o número do SIN para dar ao seu novo patrão?

- Para saber mais sobre o SIN, visite a página do governo federal canadense.

Marcadores: , , , , , ,