Até quando?

Mais um dia de combates no Afeganistão, e mais seis soldados canadenses mortos (junto com um tradutor afegão). A sociedade volta a se perguntar, até quando o exército canadense deve continuar participando da força de ocupação naquele país, e quais os benefícios que tal ação realmente traz ao Canadá.

Sempre que ocorrem essas mortes, a imprensa traz especiais contando um pouco mais sobre os soldados mortos, sua família, amigos, sonhos e planos. Será que morreram em vão? Talvez pela distância do conflito, e ausência de resultados concretos da ação, muitos não consigam ver se a operação realmente seria necessária. Além disso, várias pessoas questionam porque o Canadá parece ter um número desproporcional de vítimas naquele país em comparação a outros países participantes da ação.

Outra preocupação justa oriunda dessa ação militar canadense é o medo de represálias em solo canadense. Afinal, se ataques já ocorreram em países como EUA, Inglaterra e Espanha, porque não aconteceriam aqui, já que o Canadá participa ativamente das ações militares no Afeganistão? Por conta disso as autoridades já pensaram em diversos cenários do que pode ocorrer, e o resultado em geral não é nada animador.

Pessoalmente, acho que o país deveria sair de lá. Não acredito que o custo-benefício da operação justifique a participação direta dos canadenses no conflito. Como não há muito que possamos fazer, resta-nos esperar e torcer para que as autoridades tomem as decisões corretas em relação à participação na guerra, e que consigam evitar qualquer plano de ataque localmente.

Marcadores: , , , ,

1 Comments:

At 5:21 PM, Anonymous Anônimo said...

Freedom is not free

 

Postar um comentário

<< Home