São Paulo do norte?

Um adendo à última nota sobre o crescimento populacional, e também em resposta ao que a Dani e o Rafa bem lembraram. Como a maior parte dos imigrantes está vindo para a região metropolitana de Toronto, esta cidade corre sério risco de se transformar em uma "São Paulo do Norte" nas próximas décadas.

O crescimento é evidente no dia-a-dia, com os subúrbios da cidade crescendo em velocidade vertiginosa e a infra-estrutura não dando conta de acompanhar esse ritmo. Estradas mais lotadas, hospitais mais cheios, novas escolas tendo que ser construídas. Tudo ótimo no que se refere a movimentar a economia, mas se o crescimento for desordenado a economia simplesmente não consegue acompanhar essa velocidade e o resultado é uma piora geral na qualidade de vida local.

Minha nota original tinha o tom positivo no que se refere a um crescimento do número de imigrantes compondo a população canadense como um todo. Infelizmente uma situação de crescimento dessa magnitude seria mais benéfica se os imigrantes fossem se espalhar pelo país inteiro. Como se concentram em umas poucas regiões metropolitanas, com Toronto acolhendo quase metade de todos os novos moradores, o crescimento acaba trazendo mais problemas que benefícios.

Espero que algo seja feito para incentivar o estabelecimento dos recém-chegados em outras regiões do país. Nada obrigatório, óbvio, mas facilidades para empresas e pessoas que podem passar a considerar outros destinos como viáveis ao invés de permanecer por aqui na "Big Smoke". Dependendo vou pra outro canto também. Pra quem já atravessou meio mundo, outra mudança a gente tira de letra.

Marcadores: , , , ,

3 Comments:

At 3:11 PM, Anonymous Anônimo said...

Legal o seu blog! Sou nova no mundo dos blogueiros, mas já venho pesquisando há um bom tempo sobre imigração e não sei como não conhecia o Maple Brasil ainda... Se me permite, coloquei um link no "Lá no Canadá" pra cá, ok?
Parabéns pelo contéudo informativo do seu site, principalmente sobre o dia-a-dia canadense, o que não é tão fácil de encontrar por aí!
Abraços,
Mariana

 
At 3:55 PM, Anonymous Anônimo said...

Mariana: Obrigado pela visita. Que bom que voce gostou. Tambem vou adicionar um link pro seu blog. Um abraco.

 
At 10:58 AM, Anonymous Anônimo said...

oi,
Em Montreal os serviços de atendimento a imigrante já estao tentando incentivar os imigrantes a se estabelecerem em outras cidades da provincia. Eles oferecem todo tipo de palestras sobre outras regioes, empregos, custo de vida, etc. Ouvi falar que em alguns casos eles até dao um incentivo em dinheiro para a pessoa ir para o interior...

 

Postar um comentário

<< Home