Cadê minha calçada?

Toda vez que neva um pouco mais é assim. As equipes de remoção de neve saem às ruas com uma única missão: limpar o caminho para os carros, ônibus, caminhões e demais veículos que possam querer utilizar as vias de trânsito da cidade. No centro e principais ruas e avenidas, outra equipe também se encarrega de limpar as calçadas e/ou juntar a neve em caminhões para levá-la para depósitos nos arredores da cidade.

Porém, em áreas mais afastadas do centro, o cuidado não é tão grande. A prioridade continua sendo tirar a neve das ruas, mas não se dá muita atenção ao que acontece fora dessas vias. Ao invés de recolher a neve em caminhões, é muito mais fácil simplesmente empurrá-la da rua pra calçada. Como pouca gente anda pelas calçadas nesses locais, às vezes não se justifica o investimento em uma equipe que passe por esses locais limpando a neve deixada pelos tratores que a tiraram da rua.

Ou seja, se você - como eu - precisa andar por essas calçadas, coloque sua bota mais protegida que vai até a coxa e comece a "andar" pelo quase um metro de neve que está no chão. Sabe aquelas cenas do explorador andando pelo meio do Ártico, com neve até a cintura. Foi quase essa a cena que vivi esta manhã ao descer de meu ônibus, a cerca de dois quarteirões de distância do meu trabalho nos arredores de Toronto. Como ontem nevou quase 15cm, a quantidade de neve acumulada nas ruas que foi jogada pra calçada dava quase um metro mesmo.

Ainda bem que estava preparado, e até que não foi tão bom fazer esse exercício para começar o dia. E com isso nem senti muito o frio de -28C (com sensação térmica) que fazia no momento. Se eles não limparem a calçada, acho que posso até cancelar a academia.

Marcadores: , , ,