Daddy's Day Care

Cena comum no Canadá. O casal trabalha de segunda a sexta, em horário integral, e não tem com quem deixar o(s) filho(s). Muitos não têm família por perto, ou se têm, não se sentem à vontade de pedir que o avô, avó, tio, tia, cuide dos pequenos. A escola só começa a partir dos quatro anos, e mesmo assim em meio período, o que exigiria que um dos pais ou familiares estivesse disponível para cuidar dos pequenos no restante do dia. Babá não é coisa muito comum por estas bandas, e mesmo que fosse, a contratação de uma em tempo integral - em situação legal - não seria tão barata (sem contar a questão de confiança).

Para onde correr? Como fazer? Ora, escolha uma creche perto de sua casa ou trabalho e deixe seu filho lá para que ele possa se enturmar com outras crianças da região, aprender o idioma e outras coisas novas e interessantes. Há várias creches disponíveis na maioria das cidades, sendo que algumas oferecem ainda a ajuda do governo para pagamento parcial ou total da mensalidade, dependendo da condição financeira dos pais. Uma solução mais comum por aqui do que neve em fevereiro.

Porém, os pais de cerca de duas mil crianças se viram em apuros esta semana em Montreal, depois que funcionários de creches locais decidiram entrar em greve. Isso mesmo, sem esses funcionários, os pais tiveram que se virar para arrumar um jeito alternativo para cuidar de suas crianças. Seja na casa de amigos, parentes ou então em casa mesmo, com um dos dois pais faltando ao trabalho. Me fez lembrar do filme do Eddie Murphy, onde ele resolve abrir uma creche em casa depois que perde o emprego. Já pensou se algum dos pais se oferece para tomar conta dos coleguinhas de seu filho durante a greve?

Os funcionários não estão contentes com mudanças em seus contratos e a contratação de ajudantes menos qualificados que tomam conta das crianças durante os intervalos dos funcionários regulares e o cochilo (olha ele aí de novo) dos pequenos após o almoço. A greve deve durar até amanhã, e se o impasse continuar, pode acontecer de novo até o fim do mês.

Marcadores: , , ,