Casa ou apartamento?

Um dos investimentos mais importantes que um novo imigrante - e também os canadenses - fazem por aqui é a compra de uma casa, ou apartamento. Não apenas por causa do custo do investimento, como por todos os detalhes que ele envolve, não apenas no momento da compra como também na hora de manter o patrimônio. Mas como decidir se vale mais a pena comprar uma casa ou apartamento?

Não vou entrar em detalhes sobre o processo da compra em si, que já foi tão bem explicado pelo Gean em seu blog. Vou apenas mostrar minha opinião sobre a escolha de uma casa ou de um apartamento, no momento da compra de sua propriedade. Na verdade, não sei o que é melhor para você. Aliás, só mesmo você pode saber a resposta para a pergunta acima, uma vez que a decisão deve levar em conta uma série de opções e preferências pessoais.

Você quer ter um quintal ou se contenta em ter um parque público por perto? Se prefere o quintal, lembre-se que vai precisar gastar tempo (ou dinheiro, ou os dois) para mantê-lo. No verão a grama cresce a uma velocidade absurda, no outono as folhas caem idem (e você precisa removê-las para que não apodreçam em cima de sua grama), e no inverno o problema fica por conta de limpar a entrada de sua casa. Em um apartamento você não precisa se preocupar com isso, mas provavelmente terá que pagar uma taxa de condomínio para que a entrada e jardins do prédio onde mora sejam cuidadas pela equipe de manutenção contratada para o local.

Você quer tranqüilidade para viajar sem precisar pedir para que vizinhos simulem sua presença e recolham sua correspondência durante o tempo que permanecer fora? Feche a porta de seu apartamento e as chances serão grandes de ninguém notar que você saiu da cidade. Você prefere ter um canto só seu, com mais privacidade e sem medo de ter um vizinho de cima ou do lado muito barulhento? Casa (desde que, claro, não seja uma das casas geminadas muito comuns por aqui, onde você divide um ou dois lados de sua residência com o vizinho "de parede".

Impostos, localização e preço também contribuem na decisão. De forma geral, em uma mesma região as casas acabam pagando mais imposto por causa de seu maior valor (e maior espaço interno). Você tem uma determinada quantia de dinheiro e prefere morar em um apartamento menor mais perto de seu trabalho, ou em uma casa maior mais longe? Há escolas por perto, para o caso de você ter um filho? E creches? As escolas e creches têm programas conjuntos que permitem que a criança fique o dia inteiro aos cuidados de um e de outro estabelecimento (a não ser que alguém em sua casa esteja disponível para ficar com as crianças durante parte do dia, já que menores de 12 anos não podem ficar sozinhos em casa)?

Você vai ter tempo de fazer a limpeza de uma casa maior? Você não quer ter que esperar elevador para chegar ao seu apartamento no 21o. andar? Você quer uma vista que somente um apartamento em andar elevado pode proporcionar ou acha que pra esse negócio de vista você pode subir na CN Tower? Você não gasta muita eletricidade e água e não quer pagar uma taxa de condomínio que já inclui esses dois itens (pois nesse caso estaria pagando pelo gasto dos outros moradores do prédio), ou gasta acima da média e teme que suas contas em casa superem a taxa do condomínio?

Essas e muitas outras perguntas precisam ser muito bem avaliadas antes de qualquer decisão. Um dos itens pode ser de vital importância para você, outro nem tanto. Pesquise, visite, pergunte. Escolha um agente imobiliário de sua confiança e encha o saco dele. Não se preocupe, ele não vai ganhar um centavo de você. Somente o vendedor do imóvel é que paga comissão.

Separe alguns dias ou fins de semana e visite várias propriedades em todas as áreas que estiver considerando para morar. Pese as vantagens e desvantagens, converse com os moradores e veja todas as facilidades e serviços que cada área oferece. Depois disso tudo, você com certeza vai estar mais confiante e tranqüilo de estar fazendo a coisa certa.

Boa sorte.

Marcadores: , , , ,

5 Comments:

At 11:11 AM, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 5:51 AM, Anonymous Anônimo said...

Ótimo post, como de costume. rs O seu blog é muito bom e nós adoramos lê-lo.

Abraço,
Carol, ÊNio e Leila.

 
At 8:18 PM, Blogger Dani e Rafa said...

Oi.
Estamos com esta dúvida cruel.. Hj moramos em um apto, mas como vamos começar a procurar o nosso canto a idéia de ter uma casa tb nos agrada demais! E eu achei que vc ia me dar uma luz com este post (hehehe)... continuamos na dúvida, estamos pesquisando bastante e temos até o meio do ano para decidir.. Abraços..

 
At 12:37 PM, Blogger fejas said...

Gean: Realmente, essa é uma decisão muito pessoal, que passa pela própria experiência e expectativa de cada um.

Carol: Obrigado pela visita e pelo elogio.

Dani e Rafa: Desculpe se não consegui dar a fórmula mágica aqui. Se encontrarem, não deixem de repassar pra mim. Boa sorte na sua procura por um lugar este ano. Com certeza há uma variedade tão grande de opções e áreas nesta grande cidade de Toronto que um lugar há de estar apenas à espera de vocês, com sua cara e seu jeito. O negócio é ter paciência e sapato novo pra andar tanto.

 
At 7:38 AM, Anonymous Felipe - RJ said...

No meu caso acho que a situação está mais folgada.
Gostaria de saber sugestões de vcs.
Estamos para decidir entre uma casa ou apartamento, só que o detalhe é que meu sogro nos apresentou 2 alternativas:
Ele irá:
* reformar um apartamento de frente p/ o mar.

ou

* construir uma casa na cidade em que moramos atualmente.

Todas as sugestões serão bem vindas.

abraço!

 

Postar um comentário

<< Home