Cortes no transporte público em Toronto?

Não demorou para a cidade de Toronto anunciar cortes no orçamento depois que uma medida para aumentar impostos foi vetada no início desta semana. Segundo o diretor da TTC (órgão responsável pelo transporte público na cidade), por estar com menos dinheiro do que esperava a prefeitura está estudando cortes de $100 milhões no transporte público. Entre as medidas mencionadas pelas autoridades está o fechamento de uma estação de metrô (Sheppard) e a desativação de 20 linhas de ônibus. Sem contar que as passagens, que atualmente custam $2.50, devem subir 25 centavos. A direção da TTC deve se reunir amanhã para discutir as medidas.

No começo da semana, o prefeito David Miller não conseguiu aprovar uma lei que aumentaria o imposto pago na compra de novas residências e no registro anual de carros. Sem esse dinheiro que ele já considerava certo, precisou pedir pro pessoal sair cortando o orçamento por aí.

Que beleza, o pessoal não passa um aumento pra quem tem carro e desconta em quem usa o transporte público. Sei não, mas não me parece um modelo muito sustentável a longo prazo, principalmente em uma cidade onde já há problemas demais com poluição e congestionamento. O que as pessoas que moram perto da estação a ser fechada ou por onde passavam os ônibus que serão desativados vão poder fazer agora? Tirar o carro da garagem, ora.

Resta torcer pra medida ser revertida ou outras soluções serem discutidas.
---
ATUALIZAÇÃO: Na verdade os cortes para o transporte público devem ser de $35 milhões. Os $100 milhões mencionados inicialmente são os cortes como um todo, para os diferentes departamentos da cidade. Ainda assim, muito preocupante.

Marcadores: , , , ,