Apelo aos sentidos

Não há mesmo limite para a criatividade dos publicitários. Em San Francisco, na Califórnia, uma empresa responsável pela exploração de painéis publicitários em pontos de ônibus decidiu inovar em uma campanha para tentar vender leite. Colocou fitas junto à propaganda que exalavam cheiro de biscoitos. Explica-se: na América do Norte é muito comum comer biscoitos - particularmente os doces, recheados - acompanhados por um copo de leite. A idéia era de levar as pessoas a associarem o cheiro à vontade de tomar leite, e o fazerem assim que tivessem a primeira oportunidade.

Mas um dia depois da instalação dos painéis a empresa se viu forçada a retirá-los. Não por acharem que a empresa tinha ido longe demais na sua tentativa de convencer consumidores a comprar um determinado produto. Mas simplesmente porque houve medo de que alguns usuários do sistema de transporte coletivo da cidade pudessem ser alérgicos a alguns dos componentes usados na fita que exalava o cheiro. Por via das dúvidas, os painéis foram retirados.

Agora só falta fazerem o mesmo com as páginas de algumas revistas que veiculam propagandas embebidas em perfumes fortíssimos, de cheiro nem sempre agradável.