Bem que eu desconfiava

O outono deste ano não me pareceu muito normal. Parece que fez mais frio e choveu mais do que no ano passado, e já tinha comentado isso com alguns colegas e amigos.

Agora, recebo a confirmação oficial de que o outono foi atípico mesmo. Segundo o Environment Canada, órgão do governo que cuida das questões ligadas ao tempo (meteorologicamente falando), o período de três meses entre setembro e novembro neste ano foi o que teve menos luz direta solar na província de Ontário nos últimos 29 anos. Como naquela época nem pensava em morar aqui, não posso dizer que me lembro com detalhes de como o outono de 1977 foi sombrio na província.

Pra se ter uma idéia, em média a província recebe 475 horas de luz solar direta nesses três meses. Este ano, o número de horas ficou em 343. Segundo os especialistas, pra quem gosta de sol - caso da maioria - a redução de 130 horas de luz solar em relação a média pode ter contribuído para que os mais susceptíveis pudessem sentir-se mais deprimidos que o normal, não aproveitando tanto a estação quanto deveriam em anos mais próximos da média.

Essa falta de sol foi provocada principalmente pelo excesso de chuva. Em Toronto choveu 270mm nesses meses, contra uma média de 211mm.

Que venha o inverno, quando pelo menos faz sol quando está muito frio. Ontem e hoje, por exemplo, tá um sol de lascar! Só tenho que arrumar um jeito de pegar um bronzeado sem morrer congelado com temperaturas como a de ontem, quando a sensação térmica beirou os -20C.

2 Comments:

At 9:33 PM, Blogger ROGÉRIO & LUCI said...

OIE
TAH MESMO UMA FRIACA. MAS QUE SABER? TO ADORANDO, NUNCA TINHA PASSADO TANTO FRIO E MUITO MENOS TINHA VISTO NEVE, SABADO PASSADO FOI A PRIMEIRA VEZ.
QUE VENHA MAIS FRIO E MAIS NEVE!!!!

 
At 12:53 PM, Blogger Yhang said...

Ei, algum de vcs fez engenharia??
Eu quero fazer engenharia e depois imigrar para o Canadá, e queria conhecer quem fez engenharia aí para conversar e saber + sobre reconhecimento, etc...
Vlw!
add please?
yhangr@hotmail.com

 

Postar um comentário

<< Home