Você ainda sabe escrever à mão?

Os computadores simplesmente revolucionaram o mundo na última década. Facilitaram a vida em muitos casos, encurtaram distâncias em outros, turbinaram a marcha de um mundo globalizado em uma nova era da informação. Mas os computadores também fizeram com que eu esquecesse como escrever à mão.

Não é bem que eu não saiba mais como fazer isso. Mas é que minha caligrafia, que nunca foi lá grandes coisas - a ponto de uma professora de segundo grau pedir que eu escrevesse minhas provas em letra de forma, para facilitar sua correção - piorou ainda mais. Se anoto algo, preciso rapidamente passar a informação a limpo sob risco de não entender minha própria letra no dia seguinte.

Tudo que escrevo é no computador ou no celular. A escrita à mão fica limitada à assinatura nos recibos do cartão de crédito, ou então ao preenchimento de cheques - com letra de forma, claro. Aonde será que vou parar? Melhor me forçar a escrever algumas poucas páginas, ou mesmo poucos parágrafos, de vez em quando, só pra me prevenir. Aonde é que guardei aqueles cadernos de caligrafia?

--------

Exageros à parte, pelo menos tive uma formação na qual aprendi - à força - a escrever relativamente bem e rapidamente à mão. Mas os adolescentes de hoje, pelo menos aqui no Canadá, estão enfrentando um problema maior. Por causa do aumento no uso do computador, estão deixando de ter um importante aprendizado e prática da escrita à mão durante anos de formação. Como resultado, alguns chegam à universidade e às vezes têm dificuldade até para se lembrar como se faz um 'T' ou 'i'. Os professores, que precisam pelo menos forçar os alunos a escreverem algumas provas à mão livre (para evitar 'colas' no computador), se vêem em maus lençóis tentando decifrar os hieróglifos do pupilos. Minha vó, que sempre gostou de destacar a importância de uma letra e caligrafia bonitas, deve estar tremendo de raiva.

4 Comments:

At 3:38 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá!

Sabe que eu nunca tinha pensado nesse problema dos adolescentes de hoje? Mas é verdade! Ainda mais aqui, que são acostumados a levarem os laptops pras aulas...

A minha letra de mão, que sempre foi bonita, tá sofrível por causa da falta de uso, principalmente quando escrevo algo rápido.


Até mais!

 
At 7:44 PM, Blogger Fabi said...

Minha mao chega a doer se eu tenho que escrever muito... Mas, eu acho lindo e gosto de ver meus escritos a mao (nao que a minha letra seja bonita, hahahaha)

 
At 9:37 PM, Anonymous Anônimo said...

La na faculdade eu estou usando um caderno de materias para escrever. sabia que as vezes nem eu mesmo sei oq escrevi?

culpa do computador? Nao, minha, que estou deixando de lado o caderno :)

Gean

 
At 6:28 AM, Blogger Carol, Ênio e Leila said...

Minha letra é sofrível e agora deu para doer a mão quando tenho que escrever bonitinho. Fora isso, ainda tem a correção ortográfica do word que vai deixando a gente meio preguiçoso, meio lento, meio burro. rs

Abraço,
CArol e ênio

 

Postar um comentário

<< Home