Vale-presente

Final de ano no Brasil era sempre a mesma coisa, seja em casa, na escola ou, depois, no trabalho. Alguém dá a idéia, os outros gostam e aceitam e em pouco tempo organiza-se um famoso 'amigo oculto'. Uma bela saída para quem gosta de comemorar a data dando - e recebendo - presentes e não tem $tempo$ para comprar um presente para todo mundo. Aqui no Canadá também existe a prática do 'Secret Santa' ou 'secret friend.'

Discos, livros, roupas, tudo isso é muito adequado para essas ocasiões, pois existem em grande variedade e acabam por agradar a - quase - todo mundo. Porém, como escolher um presente para aquele primo de sétimo grau que se mudou pra cidade na semana passada e foi convidado pra festa por educação, mas que ninguém tem a menor idéia de quem ou como seja? Ou ao chefe que nunca fala direito com ninguém e não dá pistas sobre suas supostas preferências pessoais em termos de livros ou música?

Não se desesperem. Seus problemas acabaram! Dê um vale-presente de uma loja onde tenha basicamente de tudo, que o presenteado pode ir lá por conta própria e escolher uma coisa que realmente deseja. Bom para quem ganha, melhor para quem dá, que não precisa quebrar a cabeça para achar um presente que no final ainda teria tudo para desagradar o presenteado. Claro que o vale-presente não é uma solução muito adequada se a pessoa que vai recebê-lo for alguém próximo, um amigo, irmão ou cônjuge - aliás, ex-cônjuge em breve, se continuar assim. Mas para alguém desconhecido em uma festa de confraternização, ele se torna o presente perfeito.

Parece que os comerciantes locais notaram isso - claro - e no ano passado nada menos que 82% das maiores lojas do Canadá colocaram vales-presentes à disposição de seus clientes, segundo um estudo do IBGE canadense, a Statistics Canada. Como resultado, venderam quase o dobro, em média, daqueles que não quiseram dar mais essa opção de produto aos seus clientes. Segundo o estudo, os principais compradores foram aqueles que não têm tempo ou não sabem o que dar para seus conhecidos. E as pessoas que receberam usaram esses vales não só para comprar produtos no valor dos mesmos, mas também para complementar a compra de produtos mais caros que talvez não tivessem comprado sem a "ajudinha". E assim roda a economia.

- Saiba mais sobre esse relatório no site da Statistics Canada.

1 Comments:

At 6:23 AM, Blogger Carol, Ênio e Leila said...

No Brasil o vale presente já é bem popular. Tem até de supermercado. rs Mas eu não gosto muito de dar, fica parecendo que eu não quis pensar no presente.

Carol

 

Postar um comentário

<< Home