Leite de fazenda?

Você procura o gostinho do verdadeiro leite de fazenda, sem conservantes, sem pasteurização, sem nada além do que a mãe natureza criou para ser consumido... por um bezerro? Bom, então vá procurar seu produto em outro lugar que não o Canadá. Quer dizer, pelo menos que não a província canadense de Ontário.

Um cidadão que vendia leite fresco sem pasteurização em um ônibus adaptado se viu em apuros este mês quando recebeu a visita da polícia e da Vigilância Sanitária, que confiscou todo seu equipamento. Afinal, a venda de leite sem pasteurização é proibida por estas bandas. O fazendeiro alega que o leite sem tratamento é mais nutritivo, e ajuda inclusive a melhorar o sistema imunológico de quem o consome. As autoridades não querem nem saber, e dizem que esse tipo de leite pode é aumentar o risco de transmissão de algumas bactérias nocivas que poderiam causar problemas de saúde nos consumidores.

O fazendeiro e seus clientes protestaram e não adiantou. Ele então começou uma greve de fome, limitando-se a consumir água e um copo de leite (não-pasteurizado, claro) por dia. Eles alegam que alguns estados americanos e países europeus têm leis específicas que regulamentam, mas não proíbem, a comercialização do leite não-pasteurizado.

Pessoalmente acho que o comércio deve ser liberado, com um controle rigoroso que garante um mínimo de qualidade do produto. E os consumidores devem ser alertados de que estão comprando um leite não-pasteurizado, e quais os benefícios e riscos normalmente associados ao seu consumo, para que possam então decidir qual produto desejam consumir.

- Veja mais sobre o problema, nesta matéria do Toronto Star.

2 Comments:

At 6:11 AM, Blogger Carol, Ênio e Leila said...

O seu blog é muito bacana viu? Adoramos ler as curiosidades.
um abraço,
Carol e Ênio

 
At 9:28 AM, Anonymous Anônimo said...

O que voce propoe faz sentido. Afinal nos podemos comprar ovo, frango, porco, salada crus e nao tratados e todos estes, de uma forma ou outra, apresentam riscos para a saude se nao forem cozidos/ lavados direito.

 

Postar um comentário

<< Home