Pessoal de sorte

Muita gente gosta de fazer uma fezinha na loteria, em vários lugares do mundo. Aqui no Canadá, pelo menos em Ontário, isso também é muito comum. Quem gosta de arriscar a sorte tem várias opções, com sorteios diários. Existe loteria onde voce precisa acertar seis dezenas (a popular 6-49), outra onde são quatro dezenas e até uma de sete. Há também as apostas esportivas, onde ao contrário do que ocorre no Brasil, é possível apostar em grupos de apenas três jogos (e não os 13 da Loteria Esportiva do Brasil). Não faltam opções. Mas, como em qualquer lugar do mundo, as chances de se ganhar um prêmio grande também são pequenas. A não ser que você seja dono de uma loja de conveniência que, convenientemente, também venda bilhetes de loteria.

Uma reportagem exibida ontem pela CBC mostrou como um grupo de donos dessas lojas ganharam muito mais do que deveriam nos últimos anos em Ontário, se fossem levadas em conta apenas leis estatísticas. Ao invés dos cerca de 20 donos dessas lojas que deveriam ter ganho prêmios maiores no período - para manter-se a média quando comparada com os índices de premiação para o resto da população -, o número de ganhadores nesse grupo passa dos 200. Segundo o estatístico contratado pela emissora para explicar o fato, as chances de acontecer algo assim por simples acaso, sem nenhuma manipulação, seria de uma em um trilhão, trilhão, trilhão, trilhão (sei lá como se diz esse número, é um 1 seguido de uns 48 zeros). Para esse matemático, qualquer coisa que você possa imaginar é mais plausível de acontecer do que isso, como ser atingido por um raio hoje e por outro na semana que vem.

As autoridades ligadas às loterias na província reconhecem que pode haver irregularidades, mas questionam a reportagem. Ficou meio mal pra eles, que podem perder uma grande fonte de receita se a população simplesmente passar a questionar a idoneidade do processo e deixar de comprar seus bilhetes.

Claro que somente quem arrisca e compra um bilhete tem chance de ganhar na loteria. Mas quando outras pessoas parecem ter mais chance (ou sorte) do que os outros por meio de métodos questionáveis, melhor seria pensar que você pode "ganhar" um prêmio de $100 dólares todo ano simplesmente se deixar de jogar (com a aposta mínima média de $2 por semana).