40 anos na fila

Começa hoje mais uma temporada da liga norte-americana de hóquei no gelo, a NHL. Trata-se do esporte mais popular do Canadá, e esta é a liga onde estão as principais estrelas do esporte. A liga tem 30 times, sendo que seis deles canadenses e 24 americanos. Funciona do mesmo jeito que as outras "grandes ligas" americanas, como a NBA (basquete), NFL (futebol americano) e MLB (beisebol). Claro que para os canadenses em geral, e para os imigrantes que tentam se adaptar à cultura local, a liga mais importante é a NHL.

O curioso é que o time da maior cidade canadense, o Toronto Maple Leafs, está em uma seca enorme de títulos. Há nada menos que 39 anos que o time não sabe o que é um título. E como a final da liga este ano acontece só em junho do ano que vem (a temporada sempre vai de outubro a junho), o time vai completar 40 anos sem título em maio. Quatro décadas. Os fiéis torcedores azuis (que me perdoem os corintianos, mas estes sim é que são fiéis) continuam lotando o ginásio do Air Canada Centre cada vez que o time joga, pagando ingressos caríssimos nos 41 jogos da temporada regular e outros tantos dos playoffs (quando o time se classifica, o que não aconteceu na temporada passada, por exemplo).

Desde 1967, ano do último título, o homem foi à Lua, o Brasil ganhou mais três Copas do Mundo (1970, 94 e 2002), a TV virou a cores e depois de alta definição, o regime militar acabou no Brasil e a Guerra Fria no mundo. Eu nasci, cresci e vim morar aqui, e o time ainda não ganhou.

Parece que no ano do último título, um dos jogadores ganhou duas garrafas de champanhe e disse que abriria uma quando o time ganhasse outro campeonato e a outra quando completasse 50 anos de casado. Nunca pensou que a segunda seria aberta antes que a primeira. Pois em 1998 ele completou os 50 anos de casado e abriu a segunda garrafa. A primeira continua fechadinha, e talvez só venha a ser aberta pelos filhos ou netos do jogador.

Mas como todo mundo começa empatado no início da temporada, sempre há a chance de o time ganhar. Esta noite a estréia acontece no Air Canada Centre, contra os rivais da província de Ontario, Ottawa Senators. Pra quem quiser assistir em casa, a partida será transmitida a partir das 19h30, pelo canal TSN (canal 30 da Rogers).

Recomendo assistir o jogo pela TV e, se tiverem a chance, ao vivo no ginásio algum dia. O ritmo é alucinante, e a emoção é quase sempre maior do que a de um jogo de futebol. Afinal, nada como entender um pouco mais da paixão do pessoal daqui pra poder se enturmar melhor nesse novo país, não?

2 Comments:

At 7:40 PM, Blogger Dani e Rafa said...

Oi!! tudo bem?
Graças a este seu post super legal vou dar mais uma chance ao Hockey na minha vida (hehehe). Na verdade desde que chegamos aqui assistimos 1 jogo do Maple Leafs qdo eles estavam para fazer a seleção do time oficial e eu não sai mto animada da arena. Eu sou fã do Argonaut's não tem jeito, eu adoro futebol americano, mas vou ligar a Tv hj e vamos assistir. Quem sabe não descobrimos mais uma nova paixão?
Abraços..

 
At 4:52 PM, Blogger Fabi said...

Adorei as curiosidades que vc colocou!!!! Eu não posso falar muito do Maple Leafs, meu time (o Canucks) nunca ganhou um campeonato :( Bjokas

 

Postar um comentário

<< Home