Falsificadores corajosos

Malandro e esperto (na concepção pejorativa do termo) existem em todo lugar, e o Canadá não é exceção. Na minha opinião, o que às vezes pode impedir que uma pessoa com tendências não muito honestas siga em frente com suas intenções no Canadá é o medo da punição. Claro que há outras coisas que influenciam, como educação e conscientização da população em geral, mas isso só não é suficiente para controlar todo mundo.

Mas não é que mesmo com punições severas tem gente que ainda se arrisca para tentar se dar bem? A polícia de Toronto está atrás agora de 120 pessoas que são acusadas de estarem envolvidas com o uso de passes de transporte falsificados, que permitem ao usuário locomover-se ilimitadamente pela cidade por um mês inteiro (e que custam $99 se forem comprados os verdadeiros). No início do ano já prendeu mais gente que falsificava passes - que parecem moedinhas - que permitem uma viagem única.

O pessoal também está alertando quem comprar passes suspeitos que, se forem pegos usando essas falsificações, os usuários também podem ser punidos. E a punição máxima para falsificação por aqui chega a 15 anos. Portanto melhor se garantir e comprar sempre seu passe nas cabines autorizadas. Nada de querer dar uma de esperto para economizar alguns trocados, correndo o risco de uma severa punição mais tarde, né?