Voto simples

Domingo é dia de votação no Brasil e também por aqui, para os brasileiros que transferiram seu título de eleitor para o exterior. Em Toronto o Consulado do Brasil será o posto de votação, funcionando das 8h às 17h. Espero não encontrar grandes filas por lá, apesar de achar difícil.

Pelo menos o voto por aqui será simples. Só precisamos votar para presidente, sem precisarmos - na verdade, sem podermos - votar em governador, senador, deputado federal e estadual. Facilita pois não precisaremos da famosa 'cola' que muitos levam para a urna no dia da votação, e a própria votação deve ficar mais rápida.

Egoisticamente cheguei a pensar que seria melhor que a eleição se resolvesse no primeiro turno, pra não precisar enfrentar tudo de novo daqui a um mês. Mas agora já acho melhor um segundo turno, para que o ganhador não fique se achando o dono do pedaço com ampla aprovação - ilusão esta que poderia ser criada com uma vitória muito folgada já no primeiro turno.

Ah sim, quem não transferiu o título e está no exterior pode justificar depois. Mais informações no site do Consulado do Brasil em Toronto, e no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).