Fumar pode, mas só lá fora

Uma das coisas que gostei muito desde que cheguei ao Canadá como imigrante há quase três anos é a proibição de se fumar em lugares públicos e fechados, como bares, restaurantes e shoppings. Não sei como é no resto do Canadá, mas pelo menos em Toronto não pode. Não tenho nada contra os fumantes, desde que eu não seja obrigado a fumar junto. E acredito que a proibição de fumo em lugares públicos seja correta exatamente porque nesses lugares o fumo do cigarro acaba atingindo até mesmo quem não fuma.

Ainda lembro de quando visitei o país em 1999 e, ao voltar para o hotel depois de uma noite em um bar, tive que tomar um longo banho para tirar o cheiro de cigarro que havia se impregnado em minha roupa, cabelo, pele. Como os bares e restaurantes daqui são preparados para o inverno, quando você ficava dentro de um destes estabelecimentos e as portas e janelas estavam fechadas era como se você estivesse em uma câmara de gás. Sério! Meus cálculos totalmente amadores e não-científicos me dizem que eu devia fumar o equivalente a dois maços de cigarro cada vez que passava umas quatro horas dentro de um bar - isso sem colocar um cigarro na boca.

Esta semana ocorreu um fato interessante no Festival de Cinema de Toronto, quando o ator Sean Penn foi flagrado fumando dentro de uma das salas de conferência de um hotel do centro da cidade, onde estava sendo realizada uma entrevista coletiva sobre seu último filme, All the King's Men. O ator acabou sendo apenas advertido, para não gerar um mal-estar. Se fosse um mero mortal comum e não uma celebridade, seria multado. Agora quem deve receber a multa é o hotel. Mesmo sem multar o infrator, acho que a estória ajudou a divulgar ainda mais a mensagem de que é errado fumar em lugar público, seja lá quem você for. Os pulmões agradecem.

1 Comments:

At 8:51 AM, Anonymous Anônimo said...

Oi, Carlos!

Tambem adoro essa politica livre de cigarro aqui!! Eh otimo vc ir num barzinho lotado de gente e nao sair de la fedendo (eh essa mesmo a palavra!!) a cigarro.

:)

 

Postar um comentário

<< Home