Cartão de residente permanente

Há um tempinho atrás achei que tinha perdido meu cartão de residente permanente. Esse cartão é o seu documento mostrando que você está legalmente no Canadá, e sem ele não é possível voltar ao país ou tirar alguns documentos por aqui. Por sorte não precisei dele nesse tempo, mas agora que planejo viajar ao Brasil no fim do ano e fui checar minha documentação não conseguia encontrá-lo de jeito nenhum.

Por sorte, depois de revirar a casa toda encontrei o bendito junto de outros documentos importantes. Até sabia onde esses documentos estavam, mas não me lembrava de ter deixado o cartão lá também. Desorganização é uma praga.

Mas voltando ao assunto do cartão de residente permanente, se você é um novo imigrante não precisa se preocupar muito com ele, já que a taxa para a confecção do cartão está incluída no dinheiro pago ao consulado durante o processo. Quando você entra no Canadá pela primeira vez com seu visto de imigrante, o oficial confere tudo e pergunta se você tem um endereço para onde o cartão pode ser enviado. Se não tiver precisa avisar a imigração assim que possível, para que eles possam te enviar o cartão quando ficar pronto.

Ah, e eles analisam a foto que foi enviada pro consulado e que está anexada à papelada que você entrega na chegada. Se não estiver de acordo com umas medidas pré-determinadas, tiram uma foto sua na hora mesmo, para usá-la no cartão. Dá pra imaginar minha cara de cansado, depois da viagem do Brasil pra Toronto, tirando uma foto às 6 da manhã? Pois é justamente essa a foto que me acompanha em meu cartão de residente permanente (os psicólogos ainda vão dizer que tentei perder meu cartão de propósito, ainda que inconscientemente).