A província mais corrupta do Canadá

Com as eleições chegando, você deve estar se perguntando quais são as melhores propostas, o candidato que tem o melhor programa de governo, etc. Mas e qual o mais corrupto? E o menos? Será que alguém se salva?

Confesso que não coloco minha mão no fogo por nenhum político, seja ele no Brasil ou no Canadá. Algumas pessoas podem pensar que os canadenses não sofrem com esse mal crônico que parece assolar a política brasileira há tanto tempo (desde o descobrimento?). Mas, apesar de termos a corrupção em menor grau do que no Brasil, infelizmente esse é um mal que também atinge este belo país ao norte dos Estados Unidos.

A revista semanal Maclean's soltou uma matéria recentemente onde fala exatamente sobre esse assunto, e mostra qual a província mais corrupta do país. A ganhadora - ganhadora? - foi Québec. A principal razão foram os recentes escândalos que parecem minar o governo provincial de Jean Charest, bem como exemplos recentes que também afetaram o governo liberal federal, de Jean Chrétien e Paul Martin - e que contribuiu e muito para o aumento na popularidade e conseqüente eleição dos conservadores de Stephen Harper.

A matéria faz uma boa retrospectiva dos casos de corrupção mais famosos no país, explicando que, apesar de não deter o monopólio de corruptos, Québec parece incluir um maior número deles - pelo menos em casos que vieram a público. Recomendo a leitura para quem acha que no Canadá só tem santinho.

Marcadores: , , ,