Renovando a carteira de saúde

Quando a gente é recém-chegado ao Canadá, tem que tirar um bando de documento. Social Insurance Number, Carteira de Saúde, Carteira de motorista, abrir conta em banco, tirar um cartão de crédito e várias outras coisas que facilitam sua vida por aqui. Felizmente, pra maioria desses documentos basta tirar uma vez e pronto. Mas outros tem validade determinada, e você precisa de tempos em tempos buscar o órgão emissor do mesmo para tirar uma nova via. Pessoalmente.

Isso quer dizer que, em tempos de comodidade online, Internet rápida e tecnologia onipresente, você tem que voltar em carne e osso praquela repartição lotada e entrar numa fila para esperar por uma senha que lhê dá direito a esperar enfim sua vez de ser chamado para o atendimento. Foi isso que aconteceu comigo esta semana, quando minha carteira de saúde da província de Ontário venceu, cinco anos depois de chegar por aqui e tirá-la pela primeira vez.

Posso - e devo - estar enganado, mas pelo que me lembro de cinco anos atrás, quando tirei minha carteirinha o fiz diretamente junto ao Ministério da Saúde de Ontário. Esperei um pouco, mas não tanto assim. Depois de alguns minutos, fui atendido, tiraram minha foto e fiquei de receber minha carteirinha em casa algum tempo depois (e, realmente, a recebi).

Desta vez, ao chegar já reparo que o mesmo lugar não é mais exclusivo do Ministério da Saúde, mas agora é parte do Service Ontario, que agrega outros serviços pra população. Resultado, muito mais gente no local e uma espera monstro para os níveis canadenses: duas horas. Ouch.

Mas tudo bem, como isso é só a cada cinco anos e a carteirinha é necessária para receber atendimento de saúde, o remédio é esperar. Pena que logo na véspera terminara de ler um livro e ainda não havia escolhido outro. Ou seja, 120 minutos olhando pro placar eletrônico que mostra as senhas sendo chamadas (aliás, é um bando de código diferente dependendo do serviço que a pessoa foi buscar, e nunca dá pra ter uma idéia muito clara se ainda falta muito pra sua vez ou não).

Bom, passada a espera lá fui eu mostrar os documentos, tirar a foto e receber a promessa que a nova carteirinha também vai ser mandada pelo correio lá pra casa. Enquanto ela não chega, posso usar a velha, vencida, que agora tem um furo redondo nela (feita com aqueles furadores de papel mesmo) pra indicar que já renovei a mesma.

Agora é tratar de renovar a carteira de habilitação.

Marcadores: , ,