Água suja

O Canadá é um país com uma das maiores reservas de água doce do mundo. Mas, pelo menos na povoada região sul de Ontário, essa água está ficando cada vez mais suja. Segundo um relatório divulgado hoje pela província, a água dos Grandes Lagos está cada vez mais poluída, principalmente por causa de estações de esgoto que não estão dando conta do recado. E, nesse aspecto, até os EUA estão melhor que o Canadá. Vergonhoso, já que o vizinho do sul normalmente não prima muito por sua preocupação ambiental.

O problema maior é que a água desses lagos é a principal fonte de água para consumo humano na província. Ou seja, quem paga o pato somos nós, bebedores de água da torneira. O relatório divulgado hoje elogia as novas leis para proteção ambiental adotadas pela província, mas puxa a orelha dos burocratas, que não estão conseguindo implementar a legislação. Apesar da situação preocupante, o estudo conclui que ainda dá tempo de mudar o quadro, se as leis que aí estão passarem a ser levadas a sério.

Com a perspectiva de uma redução na quantidade de água potável disponível no mundo nos próximos anos, acho que o mínimo que um país como o Canadá pode fazer é cuidar bem da sua abundante fonte deste precioso bem. Afinal, o que abunda hoje pode faltar amanhã. Abre o olho, Canadá!

Marcadores: , ,