Criança falando português

Em casa sempre falamos português com nosso filho de 6 anos. Ele responde em inglês. Natural, já que começou a frequentar creches por aqui logo com 1 ano quando ainda não falava, e até hoje passa a maior parte do dia em ambientes onde o inglês é o único idioma falado.

Mas continuamos falando o português. Ele, claro, entende tudo. Mas sabe que também entendemos o inglês. Então responde em inglês. Já tentamos fingir que não entendemos e pedimos pra ele falar em português. Nada. Afinal, quando saímos ou estamos com pessoas que falam inglês, ele vê que nós falamos inglês também. De bobo não tem nada o menino.

Agora neste verão minha sogra veio nos visitar do Brasil. Ela não fala inglês. O neto rapidamente viu isso e notou que não se tratava de uma jogada pra forçá-lo a falar português. Ela realmente não entendia aquelas palavras em inglês que ela falava. Solução: falar aquele português que tanto falavam com ele esse tempo todo.

E não é que ele saiu falando tudo de uma hora pra outra? Com certo sotaque e alguns erros de colocação das palavras nas frases, problemas com algumas concordâncias de gênero e número, é verdade, mas com alguma fluência. E a melhora a cada semana que passa é notável.

Incríveis esponjas de aprendizado, essas crianças.

Marcadores: , ,

3 Comments:

At 3:43 PM, Anonymous Anônimo said...

Conheco uma crianca que comecou assim hoje aos 12 nao fala nada de Portugues. Nosso filho sempre frequentou creches fala Ingles fluente, mas com os pais o ingles 'e proibido, nao importa onde.

abracos.

 
At 4:43 PM, Blogger Der Doppelgänger said...

Legal isso. Vou para Vancouver em Q1 2011 com duas crianças. Uma de 7 e outra de 9. Quero que eles absorvam o inglês em 3 ou 4 meses e a idéia é manter o Português falado em casa para que eles não esqueçam.

Der Doppelgänger

http://canadasaga.blogspot.com

 
At 9:27 AM, Blogger fejas said...

Der Doppelgänger: Que legal, vi que o visto de vocês saiu. Acho que na idade dos seus filhos fica mais fácil de eles lembrarem o português, já que tem a base necessária inclusive para leitura. Falando em casa com eles deve ser o suficiente pra manter o português - e livros, revistas, sites em português também ajudam na questão leitura e escrita. O inglês vem rápido pra eles por meio dos colegas, escola e TV.

Um abraço, e obrigado pela visita.

 

Postar um comentário

<< Home