Ajuda online

Hoje em dia é muito fácil comprar livros, CDs ou até mesmo passagens aéreas, roupas e computadores pela Internet. A pessoa vai lá, escolhe o que quer, põe no seu carrinho de compras e paga com o cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta, e depois só espera a compra chegar pelo correio (ou nem isso, para coisas que podem ser baixadas pelo computador, como músicas e filmes) ou impressas (como ingressos para cinema, shows e passagens de avião).

Não é à toa que um pessoal aqui do Canadá resolveu então criar uma espécie de loja online para quem quer ajudar instituicoes de caridade mas não tem tempo (ou paciência) para descobrir quais as instituições que existem perto de sua casa. No Canada Helps é possível ver uma lista com todas as instituições consideradas de caridade no Canadá (e aí entram ONGs ambientais como o WWF, hospitais, etc) e fazer uma doação sem sair de casa. O site cobra uma taxa de administração (uns 3% do valor da doação) para cobrir os custos com operações financeiras e transfere todo o restante do dinheiro para a instituição escolhida pelo doador.

Você pode navegar pelo site e escolher a instituição com base na área de atuação, província ou então pesquisar diretamente pelo nome. São 80 mil instituições listadas, com base em uma lista oferecida pela Receita Federal canadense, que registra quais as organizações desse tipo no país.

Prático, conveniente, e bom pra todo mundo, desde as organizações que recebem o dinheiro até o doador que não precisa se esforçar muito para saber que está ajudando alguém. Ah, e o doador ainda recebe um recibo que pode ser usado para abater o valor da doação do imposto de renda (para quem vive no Canadá).

Ninguém se habilita a criar um site assim pro Brasil não?

Marcadores: , , , ,