Quer imigrar? Então muda de nome

O que você faria se, ao participar do processo de imigração para o Canadá, recebesse uma carta oficial dizendo que não seria aceito no país por causa de seu nome? Além de achar ridículo, provavelmente tomaria medidas legais para exigir uma indenização por discriminação ou algo do estilo. Pois o governo canadense recusou a admissão de vários indianos por causa do nome deles, considerado muito comum pelas autoridades do país.

Tudo porque o nome em questão é usado tradicionalmente pelos membros dos Sikhs, um grupo religioso com milhões de seguidores na Índia. Ao nascerem, todos os participantes do grupo recebem o nome de Singh, no caso dos homens e Kaur, no caso de mulheres. Normalmente esse passa a ser o nome do meio, mas em alguns casos, para simbolizar a união de todos na mesma família religiosa, esse passa a ser o último nome mesmo.

O Canadá então, diante daquela enorme quantidade de pessoas com o mesmo nome, passou a enviar cartas recusando a admissão a quem tinha esse nome, e pedindo que ele fosse alterado. A carta dizia que os nomes "Kaur e Singh não se classificam para o propósito de imigração ao Canadá."

Segundo as autoridades, houve um mal-entendido porque a carta estava mal escrita. Dizem que gostariam que as pessoas também usassem seus outros nomes no processo de imigração, para facilitar a distinção entre uma pessoa e outra e agilizar o processo. Não deixam de ter razão em querer agilizar o processo e em pedir o maior número de fatores que possam diferenciar um candidato do outro. Mas ao enviar a carta, escrita da forma que estava escrita, mostraram uma falta de tato muito grande, principalmente por lidarem diretamente com pessoas de outros países e culturas.

O governo já disse que a medida não será mais adotada. Ainda bem, porque se não daqui a pouco iam querer impedir que alguém com outros sobrenomes comuns, como Silva, entrassem no país. Eu hein.

Marcadores: , ,

1 Comments:

At 2:36 PM, Blogger K said...

Mas o próprio Consulado poderia identificar o candidato pelo nome completo nesses casos e enviar uma carta apenas para comunicar a alteração formal no processo e solicitar que a identificação fosse feita dessa forma dali pra frente...

Mas que as cartas que o consulado manda pra gente são muito mal escritas, isso elas são mesmo!

Sds,

Camila.

 

Postar um comentário

<< Home