Quem disse que no Canadá não tem escândalo?

Há várias razões que levam as pessoas a deixar o Brasil rumo ao Canadá. Violência, falta de perspectivas, dificuldade de arrumar emprego, desejo de morar em outro país. Enfim, cada pessoa tem sua razão, ou conjunto de razões, para escolher sair do Brasil e vir morar no Canadá. Algumas pessoas argumentam que cansaram da corrupção e dos escândalos que assolam o país tupiniquim. Qual será a surpresa delas ao desembarcar em território canadense e descobrir que o Canadá também tem seus escândalos na política?

O governo federal mesmo, passou por um escândalo de grandes proporções recentemente, o que acabou custando o comando ao Partido Liberal, derrotado de forma vexatória nas últimas eleições pelo Partido Conservador. Agora um outro caso vem à tona, novamente envolvendo os liberais, mas desta vez no governo da província de Ontario, do premiê Dalton McGuinty. O resultado do escândalo, a pouco mais de dois meses da eleição provincial de 10 de outubro, pode mais uma vez causar impacto direto nas urnas.

O ministro da Imigração e Cidadania da província, Mike Colle, deixou o cargo ontem, em meio a um escândalo de $32 milhões em doações feitas para grupos multi-culturais na província. A auditoria-geral da província criticou a prestação de contas em relação às doações, e o ministro reconheceu que em alguns casos não era feito qualquer registro oficial documentando essa transferência de dinheiro. A imprensa local destaca uma doação de um milhão de dólares feita para a Associação de Críquete de Ontário, depois que a própria associação tinha feito um pedido para receber $150 mil. Sem saber o que fazer com tanto dinheiro, grande parte da doação continua sem ser usada, parada em uma conta de banco.

Resta ver agora se a saída do ministro vai ser a única repercussão ao caso, ou se uma investigação mais detalhada vai descobrir onde foi parar o dinheiro, para recuperá-lo e retorná-lo aos cofres públicos. Será que os responsáveis serão realmente punidos, ou tudo acabará em pizza (ou em panquecas com maple leaf syrup)? Tem certas coisas que são sempre iguais, só mudam o endereço.

Marcadores: , , , ,