Anfitrião responsável

Você quer convidar os amigos para uma festa, um churrasco, ou mesmo para seu casamento? Provavelmente vai se preocupar em dar petiscos ou comida pra quem vier para sua festa. E, quase sempre, também vai providenciar uma cervejinha, ou um vinho para os amigos (sem falar no uisquinho, ou até na caipirinha para matar a saudade do Brasil). Tudo ótimo, afinal nada como passar uma tarde ou noite na companhia dos amigos em casa.

Mas cuidado se aquele seu amigo já bebeu demais e teima em pegar o carro para voltar pra casa. Aqui no Canadá, se ele se envolver em um acidente voltando de sua festa, e ficar provado que você forneceu bebida - deu bebida, serviu ou colocou à disposição - em sua festa, você também é considerado culpado e pode ser processado. Pois é, quem diria que aquele anfitrião que só queria alegrar a festa com uma cervejinha poderia ser processado mesmo sem sair de casa?

Qual seria então a solução? Bem, os canadenses mais precavidos, além de não deixarem ninguém embriagado voltar pra casa dirigindo, ou evitam fornecer bebida - fazendo festas onde cada um leva a sua bebida - ou então fornecem meios alternativos de transporte para quem já bebeu demais. Pagam o táxi do sujeito ou até deixam de beber pra levar o convidado pra casa. Parece um exagero, mas na hora em que há o risco de ser processado, todo cuidado é pouco.

Algumas entidades chegam a fornecer material ensinando as pessoas a tomar todas as precauções necessárias se quiserem dar uma festa. Veja um exemplo.

Marcadores: , , , , , , ,

1 Comments:

At 10:24 AM, Blogger K said...

Caramba! Exageroa à parte, acho que estão certíssimos. Segurança pública é dever de todos... aqui no Brasil o pessoal não está nem aí se o amigo bêbado vai voltar dirigindo. eu sempre fico super preocupada e o que me dizem é que o cara é adulto e se vira sozinho!

Sds,

Camila.

 

Postar um comentário

<< Home