Lutando contra os engarrafamentos

Donos de lojas na Dundas Street West, em Toronto, estão reclamando de um novo projeto de lei que deve ser votado até o fim do mês, proibindo carros de estacionarem nas principais ruas da cidade (incluindo a própria Dundas) durante os horários de pico do trânsito, tanto de manhã quanto à tarde/noite. Os comerciantes alegam que a proibição causaria enormes prejuízos aos estabelecimentos, já que os clientes não mais poderiam estacionar perto de suas lojas. Pessoalmente, acho que se a medida se restringir às principais vias (e não a todas as ruas da cidade, incluindo as menores), pode ser uma boa solução para desafogar o trânsito na hora do rush. Do jeito que as coisas estão hoje, se você está dirigindo (ou dentro de um bonde ou ônibus), pode demorar um tempão pra andar uns poucos quarteirões. Sem os carros estacionados, uma nova faixa inteira abriria-se para desafogar o trânsito.

Quanto aos donos de lojas, cabe uma pergunta. Será que tanta gente assim vai de carro até suas lojas na hora do rush? Você ficaria meia hora no trânsito emperrado para andar uns dois quilômetros e poder parar em frente à sua loja favorita? Ou esperaria para ir em um horário não tão cheio, iria de transporte público ou ainda, pararia um pouco mais longe, em uma rua secundária, e caminharia um pouco até a loja? Se a lei for aprovada, não acho que será o fim do mundo, como os donos das lojas levam a crer.

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