Dia da mentira

Hoje, 1 de abril, comemora-se o popular Dia da Mentira. A data também é celebrada aqui no Canadá, com o nome de April Fool's Day (algo como Dia dos Bobos de abril). Além das brincadeirinhas inocentes (e outras nem tanto) com amigos e colegas de trabalho, a imprensa daqui costuma tentar soltar umas mentiras que às vezes colam.

Na década de 70, por exemplo, uma rádio criou um elaborado esquema para convencer os ouvintes que o governo ia mudar a forma em que as horas do dia são contadas, passando para o sistema métrico. Por acaso, naquele dia 1 de abril (de 1977) o governo realmente estava começando a introduzir o sistema métrico para algumas medidas oficiais, como distâncias e temperatura - passando das milhas para os quilômetros e dos graus Farenheit para Celsius, respectivamente. Aproveitando a deixa, a rádio disse que as horas também passariam para o sistema métrico. Depois de uma elaborada explicação, mostravam que a meia-noite passaria a ser 7 da manhã, por exemplo. Milhares de pessoas ligaram para a rádio para reclamar do governo, sem se tocarem que era uma piada até ouvirem uma gravação desejando um feliz Dia da Mentira.

A brincadeira foi uma imitação de algo parecido que acontecera na Austrália dois anos antes, em 1975, quando um programa tinha dito que o país começaria a adotar o sistema métrico, com 100 segundos em cada minuto e 100 minutos em cada hora (para um dia de 20 horas).

O site Museum of Hoaxes traz uma lista com as 100 melhores piadas de 1 de abril de todos os tempos. Vale a pena conferir.

Marcadores: , ,