Revistinhas no Canadá

O outro dia fui procurar revistas em quadrinhos para meu filho aqui em Toronto. Mas ao procurar revistas em bancas, supermercados e farmácias onde normalmente são vendidas as revistas "pra gente grande" não achei nada. No máximo uma ou outra revista do 'Archie' perto de um caixa de supermercado. Mas nada dos heróis tradicionais que conheci na infância, como o Batman, Superman, Homem-Aranha e Homem de Ferro. Tudo bem, pensava, meu filho ainda não está tão grande assim pra começar a ler esse tipo de estória mesmo.

Mas andando perto de casa vi, meio que por acidente, uma loja especializada, pequena, apertada, que dizia vender cartões e comics, que é o nome que as revistinhas recebem por aqui. Ahá, encontrara a arca perdida. Milhares de revistas de tudo quanto era herói que conhecera - e a maioria outros dos quais nunca ouvira falar - dominava paredes, caixas e prateleiras. Ao que parece, aqui na América do Norte as revistas em quadrinhos normalmente não são vendidas em bancas normais, mas sim em lojas especializadas. Infelizmente, não há tantas lojas especializadas assim, então nem sempre tem uma perto da sua casa.

Mas em Toronto até que temos sorte. Há várias lojas espalhadas pela cidade (recomendo a The Beguiling, perto da Bathurst and Bloor), que vendem as revistas avulsas, com estórias de cerca de 20 páginas, e também as edicões colecionando séries completas de estórias avulsas, com cerca de 100 páginas. Dia de revista nova é quarta-feira, quando chegam dezenas de edições novas nessas lojas. Tem estória de super-herói mas também tem de terror, espionagem, mangá japonês, velhos Tintim e Asterix, estórias para crianças, adolescentes e adultos.

Pra melhorar as coisas, as livrarias e a biblioteca pública também tem em seu acervo várias das edições de coletânea. Acho que não vai ser só meu filho que vai ganhar uma revistinha nova esta semana.

Saiba mais:
- Comic Shop Locator (encontre uma loja de quadrinhos perto de você, na América do Norte)
- Matéria do BlogTO sobre lojas em Toronto (um pouco desatualizada, de 2008)
- DC Comics, editora do Batman e Superman
- Marvel, editora do Homem-Aranha e Homem de Ferro, entre outros
- Comic Book Resources, ótimo blog sobre quadrinhos

Marcadores: , , ,