Imigrantes perdem residência permanente

Imigrantes que tinham o cartão de residente permanente do Canadá estão perdendo o direito de permanecer no país depois de passarem mais de dois anos seguidos fora de terras canadenses. Segundo uma matéria do Toronto Sun, a imigração canadense está prestando atenção especial aos imigrantes que tinham deixado o país depois de conseguir o cartão de residente permanente e que voltaram depois de mais de dois anos fora. Segundo a lei, os imigrantes permanentes devem passar pelo menos três de cada cinco anos no país. Ao passarem mais de dois anos fora, os imigrantes não mais teriam como cumprir com os limites mínimos impostos pelo governo canadense. Mesmo ficando com alguma pena do pessoal que perdeu o direito de ficar no Canadá, consigo entender o lado das autoridades. Afinal, a regra é clara, como diria Arnaldo. Alguns atenuantes, como emergências familiares, poderiam servir para explicar a ausência, no entanto. Talvez por isso mesmo, a perda do cartão de residente permanente ainda não é o fim da linha para muitos desses imigrantes, que podem recorrer para continuarem com o direito de permanecer no país.

Marcadores: ,

2 Comments:

At 9:51 AM, Blogger Imigrante Carioca said...

Interessante, a reportagem afirma que o status é perdido após 2 anos fora, mas o site do CIC diz que é possível ficar 3 anos fora. Afinal, qual seria o correto?

"Keeping your permanent resident status

Your permanent resident status allows you to live in Canada, but there is also a time limit on how long you can live outside the country. To keep your status as a permanent resident, you must live in Canada for at least two years within a five-year period"

http://www.cic.gc.ca/EnGLIsh/newcomers/about-pr.asp

 
At 11:36 AM, Blogger fejas said...

Realmente, não tinha reparado nesse erro. Provavelmente o pessoal do jornal se confundiu.

Obrigado pela correção.


Fejas

 

Postar um comentário

<< Home