Imigrantes qualificados sofrem no Canadá

Um novo estudo realizado pela Federação dos Municípios Canadenses mostra que novos imigrantes tem maior escolaridade que a maioria dos canadenses, mas mesmo assim tem quatro vezes mais chance de estarem desempregados. É a velha questão da experiência canadense, que é cobrada na hora que o novo imigrante chega buscando um primeiro emprego, mas que somente é alcançada depois de conseguir esse primeiro emprego.

Imigrantes com diploma universitário, entre 25 e 54 anos, tinham na época do estudo uma taxa de desemprego de 12,1%, muito acima da média de 5,6% para canadenses na mesma faixa etária. Entre canadenses com diploma, o nível de desemprego apontado pela pesquisa foi ainda mais baixo, de 3%.

Se tem alguma notícia boa nisso tudo é que depois de cinco anos a diferença entre canadenses e novos imigrantes tende a cair bastante. A Federação pede que os diferentes níveis de governo coordenem melhor suas iniciativas e criem mais formas de apoiar os novos imigrantes, a fim de facilitar sua adaptação ao novo país.

Nem sempre é possível vencer a barreira da falta de experiência canadense, no entanto. Enquanto não muda essa forma de pensar de alguns empregadores, os novos imigrantes podem tentar algumas abordagens diferentes para aumentar suas chances de conseguir um empregos nos primeiros meses em terras geladas. Uma delas é a de tentar um trabalho voluntário em sua área. Às vezes - como foi no meu caso - é possível inclusive conseguir um trabalho voluntário que pode ser feito à distância, pela Web (dessa forma você já pode adquirir experiência junto a uma empresa canadense mesmo antes de sair do Brasil, enquanto espera o visto).

Outra é procurar empresas que valorizam a diversidade, seja ela étnica, cultural, racial, religiosa ou sexual. Normalmente as empresas gostam de fazer propaganda sobre o tema se tem alguma política específica nesse sentido, basta pesquisar as empresas de sua área e dar preferência para aquelas que são acostumadas a contratar gente de diferentes origens.

De qualquer forma, o novo imigrante deve estar sempre preparado para provar seu potencial e trabalhar muito. Com a crise econômica em pleno andamento, a situação pode ficar ainda mais difícil para quem está chegando agora e tem que competir contra não apenas vários outros imigrantes, mas também canadenses que perderam seus empregos recentemente. O importante é não desistir. Jamás!

Marcadores: , ,