Dicas de leitura

Como já disse antes, a biblioteca de Toronto (e de várias cidades canadenses) é uma excelente fonte de conhecimento e diversão, com milhares de livros para os mais variados gostos. Aqui no Canadá também é muito fácil comprar livros online ou em lojas - grandes ou pequenas - espalhadas pelas cidades (claro que cidades menores não tem tanta oferta, mas mesmo assim também são atendidas pelas redes online), sem precisar pagar uma fortuna por eles. No fim das contas, só não lê quem não quer. E se a questão do conhecimento não é o suficiente para convencer alguém, que tal a questão econômica em tempos de crise? Além de barata - ou grátis -, essa diversão pode ajudar a economizar um bom dinheiro em casa, com cortes na conta da TV a cabo, locadora de filmes ou mesmo do cinema. Ao invés de ver três filmes por semana, que tal ver um só e gastar mais tempo com um livro?

O único problema - oh, que problema! - é resolver qual livro escolher em meio a tantos disponíveis. Claro que muita coisa disponível nas bibliotecas e livrarias não presta mesmo. Mas tem muita coisa boa. Como escolher? Bom, você pode confiar em listas de mais vendidos de jornais como o The New York Times, ou o canadense The Globe and Mail. Pode ainda ver as listas de livros premiados, disponíveis no site da biblioteca de Toronto. Se preferir, pode ainda pedir indicações para amigos e conhecidos.

Em pleno ano de 2009, com a Internet recheada de sites sociais onde se discute de tudo com amigos, nada mais natural que um endereço onde amigos podem indicar seus livros favoritos. Conheci o Good Reads um dia desses, e confesso que estou viciado. Além de possibilitar a troca de indicações entre amigos, o site permite que você avalie livros que já leu, leia o que outras pessoas pensaram sobre outros livros, e selecione quais livros quer ler no futuro. Assim, com tudo organizado, fica fácil sair de casa já sabendo qual livro pegar quando for a biblioteca, ou qual livro comprar na livraria. Claro que isso não elimina o risco de você pegar um livro que não vai gostar - afinal, gosto não se discute, e mesmo aquele livro que está em todas as listas de melhores livros do ano pode ser insuportável para você. Mas pelo menos você aumenta suas chances de pegar um livro sabendo o que vai encontrar. Pra melhorar as coisas ainda mais, o site ainda tem alguns livros disponíveis em formato eletrônico, totalmente grátis - em sua maioria clássicos da literatura inglesa e americana. Ou seja, uma ótima pedida pra quem gosta de ler ou quer apenas melhorar seu inglês.

Marcadores: , ,