Ventania

De vez em quando bate uma brisa mais forte aqui em Toronto. Além dos problemas mais tradicionais que isso pode causar, como um guarda-chuva abrindo ao contrário, a neve batendo forte na sua cara, uma telha ou outra voando do telhado, outros incidentes menos comuns também podem atrapalhar a vida do cidadão. Ano passado, por exemplo, durante uma ventania com rajadas de vento de mais de 100 km/h, perdi um par de óculos enquanto caminhava de casa pra estação do metrô. O vento era forte (uns 40 km/h, segundo a meteorologia), mas ainda era tolerâvel - apenas tornava a caminhada no sentido contrário ao vento um pouco mais difícil. Eis que de repente uma rajada dessas mais fortes passa pelo local em sentido perpendicular ao meu trajeto e arranca os óculos da minha cara. Não deu nem tempo de reagir. Lá foram eles em direção à rua para serem prontamente atropelados por um carro que passava (até hoje o motorista deve estar se perguntando o que foi aquilo aquele barulho) e virando caco em poucos segundos. Nem me dei ao trabalho de ir catar o resto da armação empenada. Por sorte estava perto de casa e só voltei pra buscar o par reserva, que eu segurei junto ao rosto durante todo o trajeto até o metrô.

Hoje foi um dia com mais ventania aqui em Toronto, então me precavi e segurei os óculos na cara enquanto andava na rua.

Marcadores: ,