Imposto único pode trazer aumentos pra Ontario

O governo de Ontario está estudando uma medida que pode provocar uma série de aumentos para certos produtos na província. Se for aprovada, a medida vai unir os imposto provincial (PST, de 8%) ao imposto federal (GST, de 5%), criando uma nova taxa única de 13%. O imposto único já é adotado em algumas províncias, como Quebec, New Brunswick, Nova Scotia e Newfoundland.

Para os produtos que sofrem incidência dos dois impostos não haveria problema, mas certos produtos pagam só o imposto federal de 5% atualmente. Com a nova taxa, aumentariam automaticamente em 8%.

Alguns produtos mais baratos não teriam tanto impacto, pois o aumento seria de centavos (por exemplo, lanches custando menos de $4, ou absorventes higiênicos). Já outros começariam a causar um impacto maior: roupas de criança, fraldas, livros. Quem quisesse comprar uma casa nova então, teria que se preparar pra conseguir uma hipoteca maior. Uma casa de $350 mil teria um aumento de $28 mil em impostos na hora da compra (isso vale somente para as casas novas, já que não se paga esses impostos na hora de revender uma casa). O novo imposto beneficiaria empresas e fazendeiros que compram equipamentos pagando apenas o PST. Com o novo imposto, não pagariam mais esse valor, tornando essas máquinas 8% mais baratas pra eles.

Mais uma vez, quem paga o pato são os consumidores.

Marcadores: ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home