Obama no Canadá

O presidente dos Estados Unidos teve uma passagem relâmpago hoje por Ottawa, capital do Canadá. Foi a primeira viagem internacional do novo presidente depois que ele assumiu o cargo, e os canadenses, claro, ficaram muito felizes pelo fato de o país ter sido escolhido como primeiro destino de Obama no poder. De certa forma, julgam que isso mostra a importância do Canadá junto aos EUA, o que não deixa de ser verdade. Como também é verdade que o país é logo aqui, a um pulo de Washington e ideal para uma visita rápida como a que ocorreu.

Enquanto isso, a população canadense em geral segue enamorada por Obama, conferindo-lhe uma aprovação que não era vista desde os tempos de Franklin Roosevelt. A segurança em torno da visita foi sem precedentes, com cerca de $2 milhões sendo gastos apenas para isolar o roteiro do presidente estadunidense na capital canadense.

Ah sim, o motivo da viagem foi discutir medidas econômicas conjuntas para lidar com a crise mundial, meio ambiente, o setor de energia e produção de petróleo, e o papel dos dois países no Afeganistão.

Marcadores: , ,