Quem cuida do bebê?

Os pais de Ontário que dependem de subsídio do governo para pagar a creche de seus filhos estão preocupados. Segundo as autoridades locais, uma redução no orçamento federal pode levar a província a reduzir significativamente o dinheiro disponível para esse fim. Segundo a CBC, a responsável pelo setor na cidade de Toronto estima que a redução pode atingir 25% das famílias que hoje recebem auxílio do governo.

Para ter direito a uma vaga subsidiada pelo governo em uma creche em Toronto é preciso atender uma série de exigências impostas pelas autoridades. Os pais da criança devem trabalhar ou estudar - de forma que não poderiam estar em casa cuidando dos filhos -, mas não podem ganhar acima de um certo salário. Na prática, somente as famílias mais pobres acabam recebendo algum tipo de ajuda nesse sentido. Na província de Québec, por exemplo, a situação já muda, e o auxílio do governo é bem mais amplo.

O governo de Ontário ainda não se pronunciou para dizer se vai dar mais dinheiro para compensar a redução do orçamento federal. Com isso, quem está com filho pequeno ou pra nascer, e não tem como pagar uma creche particular, pode se ver obrigado a não trabalhar para poder ficar em casa cuidando da criança.

Marcadores: , , , ,