Roubo de bicicleta

Confesso que fiquei meio surpreso quando roubaram uma bicicleta minha depois de chegar ao Canadá. Afinal, pensava que por aqui não teria esses problemas mais associados a países de terceiro mundo do que de primeiro. Bom, na verdade não acontecem tantos roubos e assaltos aqui quanto nas principais cidades brasileiras, mas no caso das bicicletas podemos dizer que se trata de uma pequena epidemia.

No outro dia vi minhas suspeitas se confirmarem quando o principal jornal de Toronto publicou uma série de reportagens sobre os roubos das 'magrelas' nas principais ruas da cidade. A repórter inclusive teve sua bicicleta - com todos os apetrechos de segurança e cadeados - roubada da frente de uma delegacia de polícia.

E pior, parece que os ladrões descobriram um jeito bem fácil de quebrar os pequenos postes com anéis de ferro onde o povo acorrenta suas bicicletas. Ou seja, o cadeado e a corrente são de última geração e não podem ser quebrados em público? Sem problema. Quebra-se o poste com um pedaço de madeira servindo de alavanca e leva-se a bicicleta com cadeado e tudo. Como resultado dessa descoberta, agora a prefeitura está estudando um jeito para substituir esses postes espalhados por toda a cidade.

Mais uma mostra de que não há paraíso na Terra. Aos desavisados, fica o alerta. Cuidado com suas bicicletas.