TV brasileira

Como quase todos os brasileiros no Canadá (ou vindo pra cá) já devem estar sabendo, a Rede Globo começou a transmitir seu sinal para estas bandas na semana passada. Pelo menos é o que ocorre em Ontario, com o pacote digital da Rogers. Não sei o caso das outras províncias ou preovedores de serviço. Até o final de março essa transmissão será gratuita na Rogers, mas depois disso deve passar a ser (bem) paga.

A programação da Globo, para grande parte das pessoas que saíram do país, nunca foi grande coisa e nem despertou grandes amores. Porém, ao ficar um tempo fora do seu país, é natural que a pessoa passe a sentir saudades das coisas boas que ficaram para trás, da família e algumas referências filtradas com o tempo de forma a criar uma lembrança distorcida, freqüentemente melhor que a verdade. Pois assistir um canal de televisão brasileiro enquanto se está nessa situação acaba por satisfazer duplamente o exilado.

Primeiramente, serve para matar saudades de coisas que antes passavam desapercebidas ou eram simplesmente aceitas sem se pensar muito nisso. Uma novela, um jogo de futebol com narração em português, um desfile de carnaval (que por sinal está chegando). Ao mesmo tempo, os jornais mostram muitos dos problemas e fatos do cotidiano do país que jamais chegam a ser manchete em uma publicação canadense ou americana, servindo assim para dar uma polida nas recordações que se tinha do país e, em muitos casos, renovar o sentimento que fez a pessoa deixá-lo inicialmente. Para quem pode, é uma boa oportunidade então de assistir um pouco da TV do Brasil mesmo estando longe, refletindo ou simplesmente relaxando e curtindo mais essa opção no universo de canais que a atual tecnologia oferece. Só não vale ficar se lamentando ao ver a previsão do tempo pro Nordeste em pleno inverno canadense.

1 Comments:

At 7:28 PM, Blogger ROGÉRIO & LUCI said...

bom, eu ainda estou sem globo aki em casa, pois como nao falo ingles achei melhor assim.
bjs luh

 

Postar um comentário

<< Home