Que papelão, seu Harper

O primeiro-ministro canadense Stephen Harper concedeu uma entrevista ao telejornal 'The National' da CBC. Durante a entrevista, ao comentar sobre o aniversário de 10 anos dos ataques de 11 de setembro, Harper disse que um dos maiores problemas que o Canadá enfrenta nesse sentido é o islamismo. A oposição, com razão, criticou a declaração de Harper, lembrando que o Canadá sempre incentivou a diversidade cultural e a liberdade de religião, e que somente a construção de uma sociedade com esses valores pode tentar reduzir o número de casos de radicais religiosos, sejam eles muçulmanos ou não.

Pra piorar um pouco mais, o primeiro-ministro disse durante a entrevista - que vai ao ar na íntegra amanhã - que vai tentar reativar duas medidas anti-terroristas que venceram em 2007: prender suspeitos sem mandato de prisão, mantendo eles encarcerados por até 3 dias sem necessidade de acusação formal; e forçar o testemunho de pessoas em certos casos sob ameaça de prisão se elas não quiserem testemunhar. Com sua ampla maioria no parlamento, Harper deve conseguir mais essa vitória - pra ele. O povo, e a democracia, perdem de novo.

Marcadores: , , ,

Quarta de quadrinhos: brasileiros reconhecidos

Hoje em dia há um grande números de brasileiros trabalhando com quadrinhos, seja no Brasil ou mesmo no mercado internacional. Roteiristas e desenhistas mostram o seu valor, e não deixam nada a dever a muitos estrangeiros que sempre dominaram o mercado. Trabalham não apenas com histórias independentes ou de editoras menores, mas também com ícones dos quadrinhos, como o Lanterna Verde (Ivan Reis), Superman e Liga da Justiça (Ed Benes), Homem-Aranha, Capitão América e outros (Joe Bennett, ou Benedito José Nascimento), Thor e Mulher-Maravilha (Mike Deodato), entre outros.

Este ano, este trabalho recebeu mais reconhecimento internacional com vários prêmios, com destaque para os irmãos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon, co-autores da obra Daytripper, e para o desenhista Rafael Albuquerque, que ilustra as belas páginas de Vampiro Americano. As duas obras receberam os principais prêmios da indústria, o Harvey e o Eisner, como o Globo de Ouro e o Oscar no cinema.

Esta, sem dúvida, foi mais uma grata surpresa que tive ao retomar minha leitura dos quadrinhos.

Marcadores: ,

Liberais de Ontario querem promover contratação de imigrantes

Uma das principais reclamações de novos imigrantes que chegam ao Canadá é a dificuldade de encontrar o primeiro emprego. O currículo pode ser excelente, mas na hora agá falta a famigerada experiência canadense. Com isso, um outro candidato com currículo um pouco inferior, mas mais experiência por aqui, costuma ficar com a vaga. Tentando acabar com isso, o governo do premiê Dalton McGuinty - que busca a re-eleição para um terceiro mandato no mês que vem - promete um incentivo fiscal para empresas que contratarem imigrantes.

Os conservadores, que lideram as pesquisas, acusam os liberais de discriminarem os imigrantes, alegando que essa iniciativa indica que os liberais pensam que os imigrantes precisam de ajuda. E não precisam? Dizer que hoje em dia imigrantes e canadenses de segunda ou terceira geração são tratados igualmente em relação a certos empregos é tapar o sol com a peneira. Principalmente para novos imigrantes, sem experiência de trabalho no Canadá, existe diferença na contratação.

Tudo bem que essa iniciativa dos liberais pode fazer com que canadenses se sintam prejudicados e os levem a votar nos conservadores liderados por Tim Hudak. Mas dá pra ver de onde saiu a idéia. Se é válida ou não para a maioria dos eleitores, as urnas estão aí para dizer. Veja um pouco mais sobre o que está sendo comentado sobre o assunto nesta matéria do Globe and Mail.

Marcadores: , ,

Fim de semana longo, semana curta

Esta segunda-feira comemorou-se o Dia do Trabalho por aqui na América do Norte. O feriado no início de setembro marca, para todos os efeitos, o fim do verão. Ainda que a estação só termine oficialmente no dia 21, hoje a curta semana já amanheceu com aquele ar de outono. O clima em Toronto também ajudou, com 13 graus de manhã e um céu encoberto que se aproxima muito mais dos dias de outono do que os quentes e ensolarados dias de verão que ficaram pra trás. O fim de semana longo (que é como o pessoal chama os fins de semana que tem uma segunda-feira como feriado em seguida) também foi nublado e chuvoso por aqui. Pelo menos depois do fim de semana longo vem uma semana curta (ou short week pro povo canadense).

Marcadores: , ,

Cid Moreira canadense finalmente se aposenta

E aí, quando você vai se aposentar? Muitas pessoas podem ouvir essa pergunta quando chegam perto da aposentadoria e, normalmente, acabam parando de trabalhar em dois, três ou até cinco anos. Mas Lloyd Robertson, principal apresentador de telejornal da rede canadense CTV, vem ouvindo a pergunta há 20 anos, desde quando apresentava no jornal as informações sobre a primeira guerra do Iraque, com Bush pai ainda na presidência dos Estados Unidos. Esta noite, depois de uma carreira de 60 anos, o jornalista de 77 anos finalmente vai pendurar o microfone. Durante esses anos todos na televisão (na CTV e também na estatal CBC), os últimos quarenta foram apresentando jornais. Ele é o âncora que ficou mais tempo na função em toda a América do Norte. Mas a aposentadoria não é bem 100%. Assim como Cid Moreira, que ainda fez umas pontinhas no Fantástico depois de sair do Jornal Nacional, Robertson vai continuar co-apresentando o W5 da CTV, uma espécia de revista investigativa nos moldes do Globo Repórter. Veja mais no site da CTV.

Marcadores: , ,