Máquina de fazer resfriado

Bem-vindo à maior máquina de resfriado do mundo. Toronto no dia 27 de fevereiro de 2009. Sem brincadeira, quem ficar resfriado hoje está mais do que desculpado, e quem não ficar está com a saúde em ordem. Esta manhã os termômetros marcavam 9 graus centígrados, com chuva. Uma beleza, um dia de primavera em fevereiro. Mas espere! Perto do meio-dia a chuva diminuiu, e começou a ventar mais forte, trazendo as temperaturas pra perto de zero e com sensação térmica de -5C. Ha, mas você achou que isso era tudo? Que nada, à noite a temperatura já tinha caído pra -10C, com sensação de -20C. Bom, que ainda estiver na rua de madrugada vai ter que encarar -15C com sensação térmica de -25C. Simplesmente 25 graus mais frio do que hoje de manhã. Ou 35 graus, se contar a sensação térmica. É como sair de um calor de 45 graus no verão e entrar em uma sala com ar-condicionado super-forte, a dez graus. Pega resfriado ou não pega?

Marcadores: ,

Estudo sugere aumento para universidades canadenses

Por essa os alunos não esperavam. Um estudo realizado por educadores canadenses argumenta que as universidades do país precisam aumentar suas anuidades em 25% para lidar com a crise econômica e recuperar perdas recentes com a inflação. Caso contrário, o nível do ensino nas instituições deve cair significativamente, alerta a organização Educational Policy Institute, que realizou o estudo. O aumento pode gerar até 2 bilhões de dólares, que seriam reinvestidos na contratação de mais professores e melhorias na infra-estrutura das universidades. Até aí, tudo bem, pois sugerir aumento é direito de quem quiser (a organização não é filiada ao governo). Mas o problema começa quando os pesquisadores começam a querer argumentar sua linha de raciocínio, dizendo que os pais dos alunos podem muito bem arcar com um aumento desse tipo. Eu não sei em que planeta eles vivem, mas não acredito que, em meio a uma crise como a que passamos atualmente, alguém possa lidar com um aumento de mais de mil dólares por ano sem maiores problemas (claro que alguns podem, mas não a maioria). Eles mencionam em seu estudo o impacto da crise econômica nas universidades, mas se esquecem dessa crise quando falam dos pais dos alunos. Depois reclamam quando dizem que o pessoal do mundo acadêmico vive fora da realidade.

Marcadores: , ,

O melhor biscoito de Toronto

Por falar em biscoito (uau, três dias seguidos com menções a biscoitos aqui no blog), o BlogTO divulgou uma lista com os melhores biscoitos de Toronto, na escolha de seus leitores. Como qualquer seleção desse tipo, há diferenças de gosto e opiniões que nunca poderiam agradar a todos. Além do mais, há diferentes tipos de biscoito (apesar do modo de preparo similar para todos eles). Os locais escolhidos foram todos confeitarias, restaurantes ou lojas menores, nada de Tim Hortons, Starbucks ou Second Cup (grandes redes que vendem café e quitutes como biscoitos, entre outros). O ganhador foi o Wanda's Pie in the Sky, que fica no Kensington Market, com vários tipos para todos os gostos. Confira o resto da lista no site do BlogTO .

Marcadores: ,

Que aperto!


Situação delicada. Você já saiu de casa faz um tempinho e está com aquela vontade de ir ao banheiro. Será que você vai em qualquer lugar? Se for homem e quiser fazer uma parada rápida não tem muito problema, mas as mulheres costumam sofrer mais com essa questão. Pensando nisso, a rede de TV local CityTV fez uma pesquisa perguntando aos telespectadores quais os piores banheiros que já tinham visitado na cidade. Encabeçando a lista, sem maiores surpresas, estão os (poucos) banheiros das estações de metrô da TTC (Toronto Transit Commission, responsável pelo transporte público na cidade). Vários outros locais "assombrados" podem ser encontrados em restaurantes e bares. Vale a pena dar uma olhada, nem que seja pra saber que locais evitar quando você se encontrar em um apuro desses.

Marcadores: , ,

Ajude os mais necessitados com o dinheiro do seu almoço

A organização beneficente Second Harvest está promovendo uma campanha legal em Toronto nesta quinta-feira. Ela pede que todo mundo que costuma comprar seu almoço ou lanche em um restaurante durante o intervalo do almoço no trabalho doe esse dinheiro para a organização ajudar os mais necessitados. Ao invés de gastar $10 em um almoço em uma praça de alimentação, que tal preparar um sanduíche em casa e doar os $10 para que eles possam alimentar mais pessoas. Com esse dinheiro a organização consegue preparar refeições para 20 pessoas. Isso mesmo, ao invés de um almoço, com $10 nada menos que 20 pessoas podem ficar de estômago cheio. Além de voluntários em estações de metrô e outros pontos estratégicos da cidade, a organização está aceitando doações pela Internet, no endereço www.lunchmoneyday.com . Participe!

Marcadores: , ,

Essa nem visita de Obama salva


Comentei ontem como a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ajudou uma confeitaria de Ottawa a aumentar suas vendas de biscoito em forma de maple leaf. Mas parece que o presidente é um dos poucos americanos que continua vindo pro Canadá. A imprensa canadense destacou hoje que o número de pessoas provenientes dos EUA que veio ao Canadá e passou pelo menos uma noite no país caiu para o nível mais baixo já registrado entre julho e setembro desde que o serviço de estatística canadense (Statistics Canada, o IBGE destas bandas) começou a manter um controle sobre esse tipo de visita, em 1972. Entre julho e setembro de 2008, 5,2 milhões de americanos fizeram esse tipo de viagem, 6,9% a menos do nível registrado na mesma época em 2007.

Epa, pensando bem, nem mesmo Obama fez uma viagem desse tipo, já que sua estada em Ottawa foi de apenas algumas horas e ele não chegou a dormir em solo canadense. Com o agravamento da crise, esse número deve piorar ainda mais. E não tem biscoito canadense que atraia mais pessoas pra cá.

Marcadores: , , ,

Obama ajuda a economia canadense

A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Canadá, na semana passada, já começou a render frutos imediatos à economia canadense. Quer dizer, pelo menos á economia de uma confeitaria da capital canadense, Ottawa. Depois que Obama visitou a confeitaria - no bairro Byward Market, que fica próximo ao parlamento canadense -, a venda de biscoitos no formato da maple leaf (a folha da bandeira canadense) multiplicou-se por dez. O presidente comprou os biscoitos durante sua visita para levar de lembrança às filhas. O confeiteiro chegou inclusive a rejeitar o dinheiro oferecido por Obama para pagar pelos biscoitos. Realmente, os dias que se seguiram à visita confirmaram que ele não precisaria daquele dinheiro. Depois da passagem de Obama, a venda dos biscoitos saltou de uma média de 200 por dia para mais de 2 mil. As encomendas chegam não apenas de quem visita a cidade, mas também de vários pontos dos Estados Unidos e até da Europa.

Aposto que esse estímulo à economia local não estava inicialmente na agenda do presidente.

Marcadores: , , ,

Casa-ímã

Esta é do grupo das estórias inacreditáveis de Toronto. Uma casa na região de Etobicoke - zona oeste da cidade - foi atingida por um carro neste domingo. O motorista de 25 anos aparentemente perdeu o controle do veículo ao se aproximar do cruzamento em frente à casa e decolou em um banco de neve que estava ao lado da calçada, entrando pela janela do quarto principal da residência. Até aí tudo bem, quer dizer, tudo bem não, mas apenas uma infelicidade que pode acontecer. Afinal, este mês mesmo já havia acontecido um acidente semelhante aqui em Toronto.

Só que a casa que foi atingida neste domingo foi A MESMA casa que tinha sido atingida no início do mês. Naquela ocasião, um motorista de 80 anos perdeu o controle na mesma curva e caiu dentro do escritório usado pela moradora da casa para trabalhar de casa.

Felizmente ninguém saiu ferido nas duas ocasiões. Na primeira vez, a mulher por acaso não estava trabalhando no momento do acidente, sendo que normalmente no horário em que ele ocorreu ela deveria estar sentada à mesa que foi completamente destruída pelo carro. No acidente deste fim de semana, o casal que mora na casa não estava na residência, já que esta sofreu danos à sua estrutura no primeiro acidente. Se estivesse em casa, provavelmente estaria dormindo - o acidente foi à uma da manhã - no quarto que foi atingido.

Não se sabe se a casa-ímã atrai outros objetos de metal ou apenas carros. De qualquer jeito, eu não arriscaria e me mudaria de lá o quanto antes. O problema é achar algum comprador interessado em uma casa com uma reputação dessas.

Marcadores: , ,

Quem disse que biblioteca só empresta livro?

Normalmente a gente vai à biblioteca para pegar um livro emprestado, estudar, ou até mesmo para participar de atividades infantis com a família, certo? Claro, mas não só pra isso. Pelo menos não em Toronto, onde além de livros e atividades, é possível pegar filmes, música e agora, ingressos grátis para museus e centros culturais na cidade. O programa já existe desde 2007 em 32 filiais da biblioteca localizadas em bairros considerados menos nobres. Mas agora a prefeitura anunciou que todas as filiais da biblioteca pública de Toronto vão fazer parte do programa. Para ter acesso aos passes - que dão entrada a museus como a Art Gallery of Ontario, Royal Ontario Museum, Ontario Science Centre e outros -, basta apresentar o seu cartão da biblioteca e retirar um passe do mesmo jeito que você faria com um livro ou DVD. Iniciativa excelente desta fantástica biblioteca, considerada um dos sistemas bibliotecários urbanos mais movimentados de todo o mundo, com 16 milhões de visitas anuais nas 99 filiais espalhadas pela cidade de Toronto, com mais de 29 milhões itens emprestados a cada 12 meses. Quer saber mais sobre a biblioteca e conhecer seu acervo? Visite o site da Toronto Public Library e fique por dentro de todas as novidades.

Marcadores: , , ,

Tempo de espera nos hospitais

O governo de Ontario lançou um novo site para que a população possa verificar o tempo de espera médio em hospitais da província antes de sair de casa (se tiver tempo para isso, claro). A idéia por trás da iniciativa é dar aos pacientes a informação o quanto antes, para que eles possam adaptar seu plano de ação quando precisam de atenção médica urgente, levando em conta a situação dos hospitais em sua região. No fim das contas, o governo que reduzir o tempo médio de espera para situações menos graves para quatro horas de espera (atualmente a espera média chega a 6 horas e meia em alguns hospitais). Casos mais sérios e complicados (mas que não requerem atenção imediata) levam ainda mais tempo. Pacientes com câncer ou doenças cardíacas, cujo diagnóstico não é tão simples e que precisam ser internados, podem esperar em média 14 horas ou mais. Com uma relação do tempo médio de espera, o governo espera conseguir controlar de forma mais eficiente sua alocação de recursos e com isso, reduzir o tempo médio global. Para saber mais, visite o novo site criado pela equipe do Ministério da Saúde de Ontario.

Marcadores: , , , ,

Obama no Canadá

O presidente dos Estados Unidos teve uma passagem relâmpago hoje por Ottawa, capital do Canadá. Foi a primeira viagem internacional do novo presidente depois que ele assumiu o cargo, e os canadenses, claro, ficaram muito felizes pelo fato de o país ter sido escolhido como primeiro destino de Obama no poder. De certa forma, julgam que isso mostra a importância do Canadá junto aos EUA, o que não deixa de ser verdade. Como também é verdade que o país é logo aqui, a um pulo de Washington e ideal para uma visita rápida como a que ocorreu.

Enquanto isso, a população canadense em geral segue enamorada por Obama, conferindo-lhe uma aprovação que não era vista desde os tempos de Franklin Roosevelt. A segurança em torno da visita foi sem precedentes, com cerca de $2 milhões sendo gastos apenas para isolar o roteiro do presidente estadunidense na capital canadense.

Ah sim, o motivo da viagem foi discutir medidas econômicas conjuntas para lidar com a crise mundial, meio ambiente, o setor de energia e produção de petróleo, e o papel dos dois países no Afeganistão.

Marcadores: , ,

Aumentar aonde?

A cidade de Toronto continua tentando equilibrar suas contas e ver onde pode e onde não pode aumentar os impostos. Recentemente, como falei aqui, a cidade aprovou o orçamento com um aumento de 4% nos impostos residenciais. Mas agora um vereador quer que, ao invés de buscar um aumento nos impostos de todos os cidadãos que têm casa, que o dinheiro que iria para melhoria do transporte público saia de quem usa esse transporte, ou seja, por meio de um aumento nas tarifas. Ele sugere aumentar em 10 centavos cada passagem de ônibus, metrô ou bonde do TTC (sistema de transporte de Toronto). A cidade tem medo de aumentar o preço da passagem, pois algumas pessoas poderiam deixar de usar o sistema devido ao aumento. Com relação à casa, não tem muito que a pessoa possa fazer.

Aumentar as passagens parece mais justo, pois acaba pagando quem usa o sistema. Por outro lado, um aumento de 10 centavos na passagem vai afetar muito mais quem recebe pouco do que aqueles mais endinheirados - algo que um imposto residencial, que é uma porcentagem do valor estimado da residência, leva em consideração (desde que a pessoa não more em uma casa avaliada em um valor muito acima de sua realidade financeira). Alêm disso, quem mora de aluguel e usa transporte público pode se beneficiar mais que outros se o aumento dos impostos não for repassado para o valor do aluguel.

De qualquer forma, uma coisa é certa. Seja de onde vier, o governo já decidiu que precisa aumentar a arrecadação, e a população é quem vai pagar por isso. Resta saber como será feito esse pagamento.

Marcadores: , ,

Fezinha

Em meio a crise, nada como o sonho de ganhar na loteria. Muita gente - eu inclusive - deve ter arriscado uns números no sorteio de hoje da 6/49, a megasena canadense. Segundo a OLG, que organiza o sorteio, o sorteio de hoje vai pagar o oitavo maior prêmio da história dessa loteria aqui no Canadá, valendo $39 milhões (o maior foi em 2005, uns $54 milhões de dólares, muito abaixo dos valores pagos em outras loterias nos EUA e Europa, mas ainda assim muito dinheiro). As filas nos terminais lotéricos agora na volta pra casa eram bem grandes, mas nada comparado a dia de megasena acumulada no Brasil.

O site da OLG tem uma ferramenta legal, que deixa você ver se os números que você costuma jogar - se joga sempre os mesmos números - já ganharam algum prêmio. Eu já entrei tudo quanto é combinação por lá e nunca escolhi mais que quatro números certos. Um sinal de como é difícil ganhar? Com certeza. Aliás, parece que aqui no Canadá uma pessoa tem uma chance em 700 mil de ser acertada por um raio. A chance de ganhar na 6/49? Uma em 14 milhões.

Mas, como já dizia meu avô quando fazia sua fezinha, as chances de ganhar comprando um bilhete ainda são muito maiores do que não comprando nenhum. Então deixa eles ficarem com meus $2 (preço do bilhete), que mesmo sem ganhar já vale pelo sonho de quem sabe, um dia...

Marcadores: ,

Dia da Família

Nesta segunda-feira não teve trabalho. Pelo menos não pra mim e muita
gente em Ontario, já que a província comemora nesse dia o Family Day,
ou dia da família. O novo feriado, instituído há uns dois anos, vem
bem a calhar no meio do invernão, já que o último feriado antes dele
havia sido o primeiro de janeiro. O próximo feriado é só na
Sexta-Feira Santa.

Aliás, o dia ontem foi muito legal, bem ensolarado apesar de um pouco
frio (de menos cinco a zero, com sensação térmica uns cinco graus
abaixo disso). Dia de praia cheia (não é brincadeira não, o parque
perto da praia aqui em Toronto estava quase tão cheio quanto em um dia
de verão), ainda que ninguém tenha se aventurado a entrar na água
fria.

Ruim ficou só pra quem trabalha em órgãos federais, que tiveram que
trabalhar mesmo estando baseados aqui na província. Deve ser por isso
que o carteiro parecia meio mal-humorado quando passou aqui perto de
casa ontem.

Marcadores: , ,

Final feliz no ataque do metrô

Voltando pra casa na sexta-feira me deparei com um atraso bem grande
na linha de metrô leste-oeste aqui em Toronto. O serviço de
alto-falante das estações e dos trens não dava muitos detalhes, apenas
informava que os trens não estavam circulando entre as estações
Ossington e Keele por causa de um problema na estação Dufferin (clique
aqui pra ver um mapa do metrô de Toronto
). Ao chegar em uma dessas
estações, quem queria seguir viagem tinha que caçar uma vaga em um dos
ônibus especiais colocados à disposição da população. Boa sorte para
tentar colocar a quantidade de gente que usa o metrô em ônibus bem
menores que os trens, no horário de rush.

Cheguei em casa uma hora e meia depois do normal, mas tudo bem.
Afinal, meu atraso não foi nada comparado com o que dois adolescentes
tiveram que passar naquele dia. Aliás, foi por causa de um incidente
com eles que aconteceu esse atraso e confusão no metrô. Eles estavam
na estação Dufferin esperando o trem chegar quando de repente, do
nada, apareceu um sujeito que os empurrou em direção a um trem que se
aproximava. Os dois caíram nos trilhos, mas conseguiram se espremer
junto à lateral da plataforma. Um deles feriu um pé e teve que passar
por uma cirurgia, mas perto do que poderia ter acontecido eles podem
dizer que nasceram outra vez. O maluco que os empurrou saiu correndo
da plataforma em direção à rua, mas um cobrador do metrô conseguiu
imobilizá-lo até a chegada da polícia. Final feliz para uma estória
que podia acabar muito mal.

Por via das dúvidas vou passar a esperar o metrô colado na parede da
plataforma, pra diminuir a chance de alguêm me empurrar na linha do
trem pelas costas.

Marcadores: , , ,

Saúde em Ontario

O Ministério da Saúde da província de Ontario lançou um novo website esta semana com muita informação prática para ajudar a população local. O idéia do governo é ajudar ao máximo a população a resolver seus problemas de saúde sem precisar ir até a sala de emergência dos hospitais, desafogando um pouco esses normalmente superlotados locais. O novo endereço permite que os internautas descubram qual a clínica de conveniência (walk-in clinic) mais perto de sua casa, bem como aquelas que funcionam fora do horário comercial. Quem quiser também pode usar o site para tentar encontrar um médico clínico-geral que esteja aceitando novos pacientes, ou ainda ver a lista com os principais telefones e serviços do ministério. Um desses serviços, por exemplo, é o Telehealth, onde a pessoa pode ligar para uma equipe de enfermeiras, descrever os sintomas do que está sentindo e ser aconselhado sobre qual serviço procurar: se deve ficar em casa e observar os sintomas, se deve marcar uma consulta com seu médico para quando for possível, se pode ir para uma clínica perto de sua casa ou se deve ainda ir para o hospital ou chamar uma ambulância. Saiba mais visitando o site do Ministério da Saúde de Ontario.

Marcadores: , , ,

Desemprego não vai afetar número de novos imigrantes aceitos pelo Canadá

Boa notícia para quem quer vir morar no Canadá. O ministro da Imigração do Canadá, Jason Kenney, assegurou que o crescimento nos níveis de desemprego no país não vai afetar a quantidade de novos imigrantes aceitos pelo governo para entrar no país em 2009. O governo federal canadense espera aceitar 265 mil novos imigrantes este ano, contra 247 mil do ano passado. Segundo a CTV, o ministro disse que o governo não espera reduzir o número de imigrantes aceitos anualmente a curto prazo. O que deve acontecer é que, com a redução no número de empregos existentes no país, menos empresas vão contactar o governo para a contratação de funcionários estrangeiros temporários. E os residentes permanentes que vierem pelo esquema skilled worker devem ter mais dificuldades em encontrar emprego uma vez que se estabeleçam no país. Isso apenas agravaria a já existente política de Ottawa, de aceitar o novo imigrante e depois mandar ele se virar pra achar emprego. Afinal, entre a aprovação para residência permanente e a conquista de um emprego decente existe um espaço muito grande.

Marcadores: , , ,

Cachoeira subterrânea

Viu, foi só falar bem das condições amenas de temperatura em Toronto. Caiu uma forte chuva nesta quarta-feira, causando alguns alagamentos e canos estourados pela cidade. Um cano arrebentou perto da estação de trem e metrô Union, no centro de Toronto, e alagou parte da estação.

Um cidadão filmou a cena e mandou pro site do CityNews. Veja só a impressionante cachoeira na principal estação de trem e metrô do centro de Toronto: http://www.citynews.ca/news/features_32038.aspx

Marcadores: , ,

Holey city

Só pra confirmar a máxima que não dá pra comemorar muito, a temperatura já deve cair novamente nos próximos dias pros graus negativos. Tudo bem, ainda estamos em fevereiro e as coisas são assim mesmo por estas bandas do globo. Mas essa constante elevação e redução da temperatura causa mais estragos que simples resfriados na população. Aumenta - e muito - o número de buracos nas ruas da cidade. Lá perto de casa já contei uns dez novos nos últimos dias. O que acontece é que com o aumento de temperatura a neve derrete, tornando-se líquida e entrado nas pequenas fissuras do asfalto. À noite, quando a temperatura cai abaixo de zero, essa água que entrou no asfalto congela e se expande, forçando passagem e aumentando a fissura - ou criando novos buracos. Quando o fenômeno se repete várias vezes ao longo de alguns meses - que é o que costuma acontecer em Toronto -, você tem as condições ideais para fabricar novos buracos nas ruas da cidade. Água dura em pedra dura, tanto força até que quebra tudo.

Marcadores: , ,

O lixo vem à tona

Nos últimos dias a temperatura deu uma esquentada em Toronto, caindo chuva ao invés de neve (lá se vai a tentativa de quebrar o recorde de neve em um ano). As temperaturas mais altas serviram para derreter quase toda a neve que se acumulava pelas calçadas e jardins da cidade, e que muitas vezes impediam um tráfego normal de pedestres ou atrapalhavam a visão dos motoristas. Até aí tudo bem, ainda mais porque o calorzinho de oito graus foi muito bem vindo depois de algumas semanas a 20 graus negativos.

O problema é que com o derretimento da neve apareceu todo o lixo que estava debaixo dela, fenômeno que se repete a cada primavera, ou sempre que a neve derrete. No caminho pro trabalho e depois de volta pra casa hoje deu pra ver centenas de copinhos de cafê, embalagens de chocolate, jornais velhos, latinhas, etc

O pessoal que joga esse lixo na neve deve esquecer que a neve não vai ficar lá pra sempre. Jogam o lixo, dão uma enterrada nele e pensam que ele sumiu. Parece o famoso empurrão da poeira pra baixo do tapete. Só adiam o problema, que volta com tudo - uma megasena acumulada - quando a neve derrete. Uma verdadeira porcaria!

Marcadores: , ,

Aumentos

A crise aperta mas os preços sobem. Desde o leite na vendinha da esquina de casa - que custava $3.99 o saco com quatro litros e passou pra $4.49 - até a TV a cabo e Internet - que vão aumentar uns 3 a 5% no mês que vem, passando pelo IPTU daqui de Toronto - que vai subir 4%. Tudo bem que a economia não está fácil pra ninguém e que tanto a cidade quanto os prestadores de serviços têm que tirar dinheiro de algum lugar, mas como sempre a corda arrebenta do lado do mais fraco. Aumentos fazem parte da vida, mas em meio a uma recessão braba, fica difícil esperar que contribuintes e consumidores recebam notícias assim com um sorriso no rosto.
No caso da TV a cabo ou Internet, a pessoa pode até cortar os dois serviços ou um deles e nada muito grave acontecerá. Mas ficar sem leite com criança pequena? E deixar de pagar impostos? Não são opções muito viáveis.

No caso da cidade, o argumento é que a arrecadação precisa crescer para equilibrar o orçamento de $8,7 bilhões. Pra ver o que está incluído no orçamento de Toronto este ano, clique aqui (PDF).

E você, já começou a sentir a crise nas suas finanças pessoais?

Marcadores: , , , ,

Fazendo dieta pra ajudar o meio ambiente

Todo ano é a mesma coisa. Janeiro é o mês da empolgação nas academias, com as resoluções de ano novo ainda fresquinhas na cabeça de muita gente que garante que este ano a coisa vai mudar e os quilinhos extras vão sumir pra sempre. Bom, o sempre dura mais ou menos dois ou três meses, e em abril as coisas começam a ficar feias novamente.

Mas quem precisava de uma razão a mais pra seguir na dieta agora não tem mais desculpa. Um novo estudo de pesquisadores holandeses indica que a redução no consumo global de alimentos - e isso inclui aquele hambúrguer que você queria comer esta noite, ou a picanha do domingo - pode resultar em uma economia de trilhões de dólares na luta contra as mudanças climáticas. O raciocínio dos pesquisadores é que com um consumo menor de carne bovina e suína resultaria em menos terra sendo usada para criação desses animais. Sem uso, essas terras poderiam servir para a plantação de novas florestas - mesmo levando em conta o aumento de áreas cultivadas com outros alimentos para compensar a perda da produção da carne. Com menos animais, haveria ainda uma menor emissão de gás metano, que contribui para o efeito estufa.

E aí, que tal fazer sua parte e reduzir seu consumo de carne?

Marcadores: , , ,

Jornal grátis, trabalho idem

Não é de hoje que a imprensa escrita vem passando por maus bocados, sofrendo para se adaptar à concorrência imposta pela Internet como meio de comunicação de massa. Demissões de jornalistas em veículos de diferentes tamanhos acontecem com uma freqüência cada vez maior e já se tornaram lugar comum. Mas desta vez a edição de Toronto do jornal Metro - distribuído gratuitamente - bateu um novo recorde. Demitiu seis funcionários. Quer dizer, demitiu OS seis funcionários que ainda recebiam dinheiro para produzir o jornal. Não, isso não quer dizer que o jornal não será mais publicado. Apenas que será produzido por estagiários não remunerados de agora em diante. Ah, esses estagiários começaram a trabalhar três dias antes dos jornalistas contratados serem demitidos.

Detalhe, se não tem ninguém para supervisionar os estagiários, como é que eles vão aprender o que pode e o que não pode ser feito em um jornal diário? Tudo bem que o jornal ainda vai ter acesso a material de agência, freelancers e outras formas de conteúdo, mas quem é que vai mandar naquela cozinha? Vamos só ver quanto tempo leva a experiência. Mas se a moda pega, cuidado. Seu emprego pode ser substituído por um estágio não-remunerado. Aliás, nesse caso, melhor que estágio seria chamar o trabalho de voluntário mesmo.

Marcadores: , ,

Emprego bom

Esse é o emprego dos sonhos de muita gente. O fisco canadense pagou quase $3 milhões em salário para pessoas que não estavam trabalhando na agência. Segundo a imprensa canadense, um relatório interno aponta que em fevereiro do ano passado, o valor em salários pagos a ex-funcionários, pessoas em licença "não-remunerada" ou mesmo ex-funcionários mortos chegou a $3 milhões. A agência tenta se explicar dizendo que os erros foram motivados por incidentes de última hora, como morte, licenças médicas ou demissões. Mas o que preocupa é que o problema tenha acontecido justamente na órgão da receita canadense. Se eles são tão cuidadosos assim com as próprias contas, que dirá com as contas do contribuinte. Só espero que daqui a alguns anos não venham mandar cartas pra milhares de pessoas dizendo: "Ih, erramos na conta e na verdade você ainda nos deve mil dólares, relativo aos dez dólares originais que não calculamos acrescidos de juros, correção monetária e outras taxas extras." Eu hein?

Marcadores: , ,

Situação difícil em todo lugar

O Canadá sempre foi visto com uma excelente oportunidade de crescimento econômico para quem queria sair do Brasil e morar no exterior. Nem sempre a imagem de sonho se tornava realidade, no entanto, já que o imigrante normalmente encontrava uma série de dificuldades que impediam esse sucesso - pelo menos a curto prazo. Adaptação ao frio, contatos e rede de relacionamento em sua área de atuação, reconhecimento de diploma. Todos esses fatores sempre trouxeram transtornos aos novos imigrantes, que muitas vezes eram pegos de surpresa por não receberem essa informação dos "agentes de venda" dos consulados que buscavam atrair imigrantes qualificados, nem terem feito seu dever de casa e pesquisado um pouco sobre a realidade do país.

Com a atual crise econômica mundial, a situação ficou pior ainda. Não está fácil pra ninguém, e mesmo a relativa estabilidade canadense já não existe mais como há alguns anos - ou mesmo meses - atrás. O nível de desemprego, por exemplo, dos atuais 6,6%, deve pular para 8,8% até o fim do ano. A previsão é da equipe do TD Bank - um dos maiores bancos do país -, que estimam um corte de 325 mil empregos na economia canadense em 2009. Os principais setores que devem pagar o pato são as indústrias de produção de bens de consumo, mas mesmo o setor de serviços, que normalmente é tido como forte e estável, deve sentir em breve os impactos da redução geral dos níveis de consumo da população.

Hora de apertar o cinto pra quem está por aqui, e reavaliar as expectativas para quem está por vir. Não quero desanimar ninguém de vir ao Canadá, muito pelo contrário. Acho que ainda vale muito a pena, dependendo claro da situação de cada um no Brasil, da área de atuação, dos sacrifícios que a pessoa está disposta a assumir e do nível de vida que se espera no novo país. Apenas acho que a nova situação mundial faz do Canadá hoje um país muito diferente daquele do início de 2007 ou 2008, por exemplo. Tanto para imigrantes quanto para canadenses. E esse fato deve sem dúvida ser incluído agora na equação que determina se a pessoa vai imigrar ou não para o Canadá.

Marcadores: , , ,

Curiosidade inútil (mas muito engraçada)

Seção inútil da semana no blog. Não sei se vocês sabiam, mas quando você está digitando alguma coisa na caixa de busca do Google (www.google.com), o site automaticamente faz recomendações completando aquilo que você está digitando. Faça o teste e comece a digitar, por exemplo, "I am..." e você verá que entre as sugestões estão: "I am bored", "I am legend", etc

Agora experimente escrever "I am extremely" (algo como "estou/sou extremamente"). As primeiras sugestões são até normais, como "I am extremely tired" ("estou muitíssimo cansado") ou "I am extremely depressed" ("estou deprimido ao extremo"). Mas uma das sugestões (a última na lista) é inacreditável: "I am extremely terrified of chinese people" ("morro de medo de chineses"). Que tipo de sugestão é essa? Uma brincadeira de alguém no Google, ou um novo tipo de fobia que está invadindo a Web (afinal, a busca resulta em mais de 300 mil resultados com esse termo na Internet). De qualquer forma, muito engraçado.
E você, já se deparou com outras sugestões estranhas dos nossos amigos do Google?

Marcadores: , ,

Quem cuida do bebê?

Os pais de Ontário que dependem de subsídio do governo para pagar a creche de seus filhos estão preocupados. Segundo as autoridades locais, uma redução no orçamento federal pode levar a província a reduzir significativamente o dinheiro disponível para esse fim. Segundo a CBC, a responsável pelo setor na cidade de Toronto estima que a redução pode atingir 25% das famílias que hoje recebem auxílio do governo.

Para ter direito a uma vaga subsidiada pelo governo em uma creche em Toronto é preciso atender uma série de exigências impostas pelas autoridades. Os pais da criança devem trabalhar ou estudar - de forma que não poderiam estar em casa cuidando dos filhos -, mas não podem ganhar acima de um certo salário. Na prática, somente as famílias mais pobres acabam recebendo algum tipo de ajuda nesse sentido. Na província de Québec, por exemplo, a situação já muda, e o auxílio do governo é bem mais amplo.

O governo de Ontário ainda não se pronunciou para dizer se vai dar mais dinheiro para compensar a redução do orçamento federal. Com isso, quem está com filho pequeno ou pra nascer, e não tem como pagar uma creche particular, pode se ver obrigado a não trabalhar para poder ficar em casa cuidando da criança.

Marcadores: , , , ,

Perigos de inverno

No Canadá faz frio, e neva durante o inverno. Disso todo mundo sabe, ou deveria saber. Montreal é uma cidade onde o inverno é bastante rigoroso, mais rigoroso, por exemplo, do que em cidades como Toronto ou Vancouver. Isso também não é novidade. Como também não é novidade que o inverno em Montreal traz alguns riscos, como a hipotermia, as queimaduras causadas pelo frio, acidentes de trânsito ou escorregões em pedaços de gelo escondidos.

Mas um novo perigo ronda os habitantes da simpática cidade quebecoise. Os limpadores de neve. Sim, os caminhões que deveriam facilitar a vida dos cidadãos estão em evidência esta semana na cidade. Nesta terça, duas pessoas morreram ao serem atropeladas por um caminhão que limpava a neve em uma movimentada rua. Os pedestres estavam na rua - provavelmente porque as calçadas estavam cheias de neve -, segundo os relatos iniciais. Em dezembro, um incidente parecido já tinha causado a morte de uma mulher em outro ponto da cidade.

E não pense que adianta reclamar com os motoristas dos caminhões se você achar que eles estão errados. Um motorista de caminhão recentemente "enterrou" o carro de um sujeito que parou o carro em uma rua que estava sendo limpa. O motorista pediu que o homem removesse o carro, mas este recusou-se dizendo que não estava parado em local proibido. O chefe da equipe de limpeza se ofereceu então para limpar uma outra vaga para que o morador deixasse o carro. O sujeito concordou, deixou o carro estacionado e foi pra casa. Quando voltou no dia seguinte, quase não encontra o carro, que estava mais parecido com um iglu do que com um veículo.

O motorista que enterrou o carro foi suspenso.

Marcadores: , ,

O ataque dos postes

A companhia de eletricidade de Toronto finalmente está tomando uma providência para verificar e substituir placas de metal defeituosas localizadas perto de postes. Recentemente, essas placas causaram a morte de dois cachorros e deram choque em algumas crianças. Segundo a empresa, uma falha nas placas fazia com que tantos os cachorros quanto as pessoas que pisavam nas placas recebessem uma descarga elétrica - fatal no caso dos animais. Uma vergonha que algo assim aconteça na maior cidade de um país dito do primeiro mundo. Quando aconteceu com cachorros já foi uma coisa ridícula, agora que até crianças começaram a levar choque é que decidiram fazer algo. Melhor isso do que esperar a morte de alguma pessoa pra se mexer.

Mas não pense que as placas estarão 100% seguras. Os técnicos estão apenas verificando as placas, pintando de vermelho aquelas que representam algum risco. A real substituição das placas defeituosas deve levar até o final do mês. Cuidado então se estiver passeando com seu cachorro ou com seu filho pelas ruas de Toronto. Passe longe das placas de metal vermelhas (e das outras também, só por via das dúvidas).

Marcadores: , ,

Novo Google Earth

A Google lançou hoje a nova versão do Google Earth, programa que permite que você viaje pelo planeta vendo fotos de satélite de diferentes pontos do globo. A nova versão do programa (que já era legal) deixa o usuário viajar no tempo e ver como alguns pontos da Terra se desenvolveram, ou mergulhar nos oceanos para ver um pouco mais da sua topografia. Para baixar o programa basta visitar o site do Google Earth.

Marcadores: ,