Pra onde foi o dinheiro?

Site interessante o www.whereswilly.com . Por meio dele você consegue ver por onde o dinheiro que você tem em mãos já passou e pra onde foi o dinheiro que você gastou. O site funciona para a moeda canadense, e registra o movimento do dinheiro por meio do número de série do mesmo (claro que outras pessoas que receberem a nota que você gastou também vão precisar visitar o site e escrever que estão com ela). A idéia começou nos EUA, com o site www.wheresgeorge.com e o site acima é uma adaptação canadense. Tem até cientista que já está usando o modelo do movimento das notas para comparar com possíveis tendências de movimentação das pessoas e conseqüente propagação de doenças.

Resfriados

Não sei até que ponto isso é verdade, mas me parece que aqui no Canadá (pelo menos em Toronto) as pessoas ficam resfriadas mais freqüentemente do que no Brasil. Talvez seja pelo frio, que força as pessoas a ficarem em espaços fechados por mais tempo, facilitando o contágio. Pegar transporte público é prato cheio para uma contaminação tranqüila. Hehe, cadê meu lenço?

Saúde privada

Os conservadores sinalizaram que vão deixar o governo de Alberta ir adiante com uma proposta de criação de um plano privado de saúde para quem puder pagar. Mas os clientes e os médicos desses planos não vão poder passar por cima do plano de saúde público. Por exemplo, o acesso a serviços básicos de saúde deve ser dado igualmente a todos os canadenses, e os privilegiados que puderem pagar por um plano privado não poderão receber nenhuma vantagem como pular fila de transplante, receber atendimento mais rápido na emergência de hospitais e etc. Mas os críticos dizem que esse é apenas o primeiro passo que poderia levar a uma gradual privatização do sistema de saúde, que ficaria mais próximo do modelo que temos no nosso vizinho do sul. É esperar pra ver o que vem por aí...

Governo liberal cai

O canadense mostrou que não se convenceu com as desculpas dos liberais pros casos de corrupção registrados durante o governo Chrétien. Nas eleições realizadas neste mês de janeiro, sacaram o partido do poder e trouxeram os conservadores de volta depois de 12 anos. Mas na prática não muda muito, já que o governo é de minoria, e vai precisar do apoio da oposição para passar qualquer lei mais controversa.

Sumido

Pois é, andei meio sumido daqui nesses dias mas estou de volta. De novidade, muito calor (quer dizer, relativo) em Toronto, com temperaturas chegando até a 8 ou 9 graus positivos. Que janeiro é esse? Não vou perguntar muito que pode dar azar e trazer o frio de volta. Mas que está gostosa essa primavera no meio do inverno, isso está.

O frio voltou

Ainda que temporariamente, faz frio típico de um janeiro novamente em Toronto. Esta manhã amanheceu com a temperatura de -7C, turbinada para uma sensação térmica de -17C graças aos ventos que vem do norte. Já estava sentindo saudade desse frio, que não é tão ruim quanto parece para quem está longe. Desde que não se prolongue tanto, até que é gostoso. Felizmente semana que vem a temperatura já volta pros graus positivos, e o inverno dá outra trégua. Assim fica mais fácil esperar abril e maio chegarem, com alguns dias de frio intenso intercalados entre dias de frio mais ameno.

É ouro

Foi uma verdadeira lavada em cima dos russos, 5-0! O Canadá conquistou pelo segundo ano seguido o Mundial de Hóquei no Gelo, categoria júnior. O campeonato deste ano foi disputado em Vancouver, e portanto a festa dos locais foi total. Legal assistir uma partida com "clima" de Copa do Mundo - como é no Brasil com o futebol. Por algumas horas, os fãs do esporte deixaram de lado até mesmo a liga profissional da NHL para acompanhar os garotos. Com vitória canadense então, melhor ainda.

Primavera em janeiro

O frio tradicional do inverno canadense tem dado uma folga em Toronto nestes dias, e com isso temos temperaturas mais amenas, acima de zero, em pleno janeiro. A sensação que isso traz é de uma primavera antecipada, com chuva no lugar de neve e a possibilidade de se andar do lado de fora sem tantos gorros, luvas e cachecois. Segundo o serviço oficial de meteorologia do país, no entanto, essa onda de "calor" deve durar pouco, e no restante de janeiro a temperatura deve cair e se aproximar dos valores médios históricos.

Finalíssima

Esta noite em Vancouver o Canadá enfrenta a Rússia na decisão do Mundial Júnior de Hóquei no Gelo, o esporte mais popular do país. Serve como aperitivo para as Olimpíadas de Inverno, que acontecem mês que vem na Itália. Lá sim os times serão os principais, com as estrelas da liga profissional norte-americana (NHL).
Incrível como o ser humano se adapta. Depois de vir pra cá passei a acompanhar e gostar de um esporte sobre o qual nunca tinha ouvido falar antes (a não ser em jogos de computador). O hóquei é bem movimentado, e o objetivo é o mesmo do nosso futebol: fazer mais gols que o adversário em um determinado tempo de jogo. O número de jogadores, a superfície de jogo e a própria bola (que não é bola, mas sim um disco) mudam, mas a essência é a mesma. Recomendo pra quem vier assistir ao vivo uma partida.

Rombo no orçamento, aumento de imposto à vista

A prefeitura de Toronto confirmou hoje que a cidade deve ter um déficit de meio bilhão de dólares em seu orçamento em 2006. Para resolver o problema, os habitantes da maior cidade canadense devem preparar o bolso. Na certa vêm por aí aumentos de impostos residenciais (o IPTU deles) e tarifas de transporte. E nem com esses aumentos o rombo deve ser coberto por completo. Os vereadores vão ter que caprichar na lábia para convencer o governo da província de Ontário a dar uma ajudazinha com o que faltar de dinheiro para completar o orçamento.

Promessa de campanha

O primeiro-ministro canadense agora está prometendo acabar com a taxa de quase mil dólares canadenses que o governo federal cobra de novos imigrantes para o país. Promessa de campanha, claro, já que se aproxima o pleito de 23 de janeiro. Queria só ver se ele aprovaria uma devolução retroativa aos milhares de imigrantes que já se encontram no país e vieram nos últimos anos pagando a taxa. Afinal, muitos desses imigrantes recentes provavelmente já conseguiram a cidadania canadense e são eleitores em potencial de Martin e seus liberais.

Atropelada tres vezes

Historinha sinistra que ocorreu o outro dia na província de Alberta, que fica na parte oeste do Canadá. Uma menina de 16 anos foi atropelada e morta enquanto andava no meio de uma rodovia. Até aí tudo bem, afinal essas coisas acontecem. Porém, parece que mais dois carros a atropelaram depois disso, quando ela já estava no chão, e sequer pararam para ver o que estava acontecendo. Pode ser que não tenham visto o corpo a tempo de evitar o re-atropelamento, mas não perceber que algo estava errado e que atropelaram alguém ou algo depois de passar por cima do corpo realmente é mais difícil. Lamentável.